SEMANA 4 - VOLUME 2 PET - 20 A 26 JULHO 2020
UNIDADE(S) TEMÁTICA(S):
Formas de representação e pensamento espacial.
OBJETO DE CONHECIMENTO:
Cartografia: anamorfose, croquis e mapas temáticos da América e África.
HABILIDADE(S):
(EF08GE18X) Elaborar e interpretar mapas ou outras formas de representação cartográfica para
analisar as redes e as dinâmicas urbanas e rurais, ordenamento territorial, contextos culturais,
modo de vida e usos e ocupação de solos da África e América.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
Leitura, interpretação e elaboração de representações cartográficas (mapas, anamorfoses,
croquis, entre outros).
INTERDISCIPLINARIDADE:
Arte
(EF69AR31P8) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural,
política, histórica e econômica.
(EF69AR34) Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas,
em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes
épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens
artísticas.
História
(EF08HI07) Identificar e contextualizar as especificidades dos diversos processos de
independência nas Américas, seus aspectos populacionais e suas conformações territoriais.
(EF08HI23) Estabelecer relações causais entre as ideologias raciais e o determinismo no contexto
do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia.
Ensino Religioso:
(EF08ER01) Discutir como as crenças e convicções podem influenciar escolhas e atitudes
pessoais e coletivas.
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE MAPAS DA ÁFRICA E AMÉRICA
DURAÇÃO: 2h40 (3 horas/aula)
Caro(a) estudante! Na segunda semana deste volume, vimos sobre as formas de regionalização da
América e África.
Nessa semana vamos elaborar e interpretar mapas desses dois continentes com
tanta história e importância a todos nós.
Vamos lá?
FIQUE POR DENTRO DOS CONCEITOS…
Você sabe qual é a função e importância dos mapas?
Rodolfo Alves Pena
Apesar de serem praticamente imprescindíveis em nossas vidas, muitas pessoas não conseguem
entender a importância dos mapas. Através deles representamos o espaço e as diferentes
localidades da Terra.
Os mapas são representações da realidade, eles ilustram de forma reduzida
uma determinada área da Terra ou do espaço geográfico. Mais do que simplesmente um desenho
ou uma imagem, os mapas são uma forma de comunicação, uma maneira que as pessoas têm de
expressarem e compartilharem informações.
Diante disso, podemos enumerar a seguir as principais utilidades dos mapas:
a) localização: através dos mapas, podemos nos situar sobre os diferentes lugares do mundo,
descobrir a rota de um determinado percurso a ser realizado ou descobrir onde nos encontramos
caso estejamos perdidos (principalmente se conhecermos as Coordenadas Geográficas).
b) comunicação: como já afirmamos, os mapas são uma forma de comunicação. Através deles
podemos dizer e descrever o espaço onde vivemos.
c) conhecimento: os mapas podem ser lidos, pois representam uma forma de linguagem. Sendo
assim, além de simplesmente localizarem os pontos da Terra, podem caracterizá-los, designando
os seus significados através de cores e símbolos que devem ter os seus conteúdos expressos
na legenda. Assim, observando os mapas, podemos aprender sobre várias coisas, como as
vegetações do mundo, os índices de urbanização, entre outros incontáveis fenômenos terrestres.
d) medir distâncias: com os mapas, podemos calcular algumas distâncias, fazendo o uso da escala,
que é a relação entre o tamanho do mapa e o tamanho real da área representada. Considere o
exemplo a seguir:
Um mapa possui a seguinte escala: 1: 1000, ou seja, cada um 1 cm no mapa equivale a 1000 cm na
área real, isto é, 10 metros. Portanto, se uma rua desse mesmo mapa tiver 2 cm, obviamente ela terá
20 metros no mundo real.
Existem vários sites em que você pode observar e conhecer melhor o mundo por meio dos mapas.
Neles você pode ampliar ou diminuir a escala, percorrer ruas e conhecer lugares que você nunca foi
sem sair de casa! Os mais conhecidos são o Google Maps e o Maplink, que fornecem informações
sobre o trânsito e as ruas das cidades, além do IBGE Países, que oferece a localização e algumas
informações sobre todos os países.
SAIBA MAIS…
Assista ao vídeo
“Cartografia: Representações da Terra — Brasil Escola”
“Cartografia: Representações da Terra — Brasil Escola”, disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=vrYIFguv89M, com duração de 7 minutos, nele você poderá
observar a importância e as possibilidades da cartografia. ATIVIDADES
Agora é hora de testar seus conhecimentos, lembre que as pesquisas e consultas são permitidas e
bem-vindas para que você realize com sucesso as atividades. Mãos à obra!
1 — Observe o mapa do relevo e hidrografia da África e responda:
Fonte: Geografia espaço & interação: 8° ano: ensino fundamental. Marcelo Moraes Paula,
Maria Angela Gomez Rama, Denise Cristina Christov Pinesso. – 1.ed. São Paulo: FTD, 2018
.
a) Entre que altitudes se encontra a maior parte do território africano?
b) Qual o pico mais elevado da África? Qual sua altitude?
c) Quais os principais rios africanos? Se encontram em qual região?
Observe o mapa a seguir e responda as atividades 2 e 3.
Fonte: Geografia espaço & interação: 8° ano: ensino fundamental. Marcelo Moraes Paula,
Maria Angela Gomez Rama, Denise Cristina Christov Pinesso. – 1.ed. São Paulo: FTD, 2018.
2 — Quais são os principais motivos dos conflitos indicados no mapa? Como foram representados?
3 — A variável visual cor é utilizada para representar que tipo de informação? Essa informação está
associada com outra? Se sim, qual?
4 — Observe os dois mapas do Brasil e responda:
Fonte: Geografia espaço & interação: 8° ano: ensino fundamental. Marcelo Moraes Paula,
Maria Angela Gomez Rama, Denise Cristina Christov Pinesso. – 1.ed. São Paulo: FTD, 2018.
a) Além do estado de São Paulo, cite três outros estados com forte concentração industrial.
b) Comparando os dois mapas, o que podemos dizer sobre a relação entre a concentração da
rede de transporte e das indústrias no território brasileiro?
5 — Agora você é o artista! Elabore um mapa do seu bairro, município ou região demonstrando as
principais atividades econômicas. Não esqueça da legenda, ok?!
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SEMANA 3 - VOLUME 2 PET - 13 A 19 JULHO 2020.
UNIDADE(S) TEMÁTICA(S):
Conexões e escalas.
OBJETO DE CONHECIMENTO:
Corporações e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial.
HABILIDADE(S):
(EF08GE07) Analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão
dos Estados Unidos da América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na
relação com a China e o Brasil.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
O poderio norte-americano; As relações geoeconômicas entre EUA, Brasil e China; Os BRICS:
função, importância e sentido da regionalização.
INTERDISCIPLINARIDADE:
Ensino Religioso:
(EF08ER01) Discutir como as crenças e convicções podem influenciar escolhas e atitudes
pessoais e coletivas.
Arte:
(EF69AR31P8) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural,
política, histórica e econômica.
TEMA: A PRESENÇA DA ECONOMIA NORTE-AMERICANA NO MUNDO E O PAPEL DOS BRICS
DURAÇÃO: 2h40 (3 horas/aula)
Caro(a) estudante! Nessa semana você vai conhecer dois importantes processos da atualidade: os
Estados Unidos da América como a grande potência mundial e o papel do BRICS — um agrupamento
econômico composto pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Vamos lá?
FIQUE POR DENTRO DOS CONCEITOS…
Estados Unidos
O papel de superpotência do mundo capitalista foi assumido pelos Estados Unidos ao término
da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Durou até 1991, quando ocorreu a dissolução da ex-União
Soviética e, com o passar do tempo, outros países e blocos econômicos cresceram e dividiram o
poderio econômico.
Após o fim da Segunda Guerra, os Estados Unidos financiaram a recuperação da economia de vários
países da Europa ocidental, bem como a do Japão e da Austrália. Passaram também a instalar bases
militares nas áreas mais estratégicas do mundo, como Europa ocidental e Ásia.
Com o sucesso da União Europeia, a recuperação e o crescimento do Japão e, mais recentemente, o
notável arranque econômico da China, que se abriu para a economia capitalista, o papel de liderança
isolada dos Estados Unidos no mundo capitalista deixou de existir.
No entanto, é fato que os Estados Unidos ainda são a principal potência militar do mundo, mas
no aspecto econômico e até no político-diplomático, não. Isso faz com que o mundo de hoje seja
multipolar, ou seja, que existam inúmeros polos ou centros de poder.
Todavia, durante a segunda
metade do século XX, este país exerceu um domínio efetivo sobre o mundo capitalista, claramente
mostrado pela importância do dólar como moeda internacional. Essa é, ainda hoje, a moeda mais
importante da economia mundial.
Depois de 1945, as multinacionais norte-americanas mantiveram seus elevados investimentos no
Canadá e intensificaram de duas maneiras sua presença na América Latina: pela instalação de filiais e
pela exportação agrícola. A partir dos anos 1980 passaram a investir na China, que hoje, com a Europa,
é o local com mais capital norte-americano.
A instalação de filiais em outros países é uma maneira de as empresas conquistarem espaço. A busca
por menores custos de produção levam empresas norte-americanas a abrirem filiais na China, Índia e
até mesmo no Brasil.
BRICS
O BRICS é um agrupamento econômico atualmente composto por cinco
países: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Não se trata de um bloco econômico ou uma
instituição internacional, mas de um mecanismo internacional na forma de um agrupamento informal,
ou seja, não registrado burocraticamente com estatuto e carta de princípios.
O que era, no início, apenas uma classificação utilizada por economistas e cientistas políticos
para designar um grupo de países com características econômicas em comum, passou, a partir
de 2006, a ser um mecanismo internacional. Isso porque Brasil, Rússia, Índia e China decidiram
dar um caráter diplomático a essa expressão na 61ª Assembleia Geral das Nações Unidas, o que
propiciou a realização de ações econômicas coletivas por parte desses países, bem como uma maior
comunicação entre eles.
Atualmente, os BRICS são detentores de mais de 21% do PIB mundial, formando o grupo de países
que mais crescem no planeta. Além disso, representam 42% da população mundial, 45% da força
de trabalho e o maior poder de consumo do mundo. Destacam-se também pela abundância de suas
riquezas nacionais e as condições favoráveis que atualmente apresentam para explorá-las.
Durante a V Cúpula do BRICS, em 27 de Março de 2013, os países do eixo decidiram pela criação de um Banco Internacional do grupo, o que desagradou profundamente os Estados Unidos e a Inglaterra,
países responsáveis pelo FMI e Banco Mundial, respectivamente. A decisão sobre o banco do BRICS
ainda não foi oficializada, mas deve se concretizar nos próximos anos. A ideia é fomentar e garantir o
desenvolvimento da economia dos países-membros do BRICS e de demais nações subdesenvolvidas
ou em desenvolvimento.
Outra medida que também não agradou aos EUA e Reino Unido foi a criação de um contingente
de reserva no valor de 100 bilhões de dólares. Tal medida foi tomada com o objetivo de garantir a
estabilidade econômica dos 5 países que fazem parte do grupo.
Com essas decisões, é possível perceber a importância econômica e política desse grupo, assim
como também é possível vislumbrar a emergência de uma rivalidade entre o BRICS, os EUA e a
União Europeia.
SAIBA MAIS…
Assista ao vídeo “BRICS | Atualidades”, no endereço eletrônico, https://www.youtube.com/
watch?v=ilh7OS8OaTc, com duração de 6 minutos, nele você conhecerá mais sobre o BRICS e o
papel dos Estados Unidos.
ATIVIDADES
Agora é hora de testar seus conhecimentos, lembre que as pesquisas e consultas são permitidas e
bem-vindas para que você realize com sucesso as atividades. Mãos à obra!
1 — Observe o mapa dos Estados Unidos e responda:
Fonte: Geografia espaço & interação: 8° ano: ensino fundamental. Marcelo Moraes Paula,
Maria Angela Gomez Rama, Denise Cristina Christov Pinesso. – 1.ed. São Paulo: FTD, 2018.
a) Do ponto de vista da configuração territorial e geopolítica, que fatores contribuíram para o
domínio de territórios pelos estadunidenses ao redor do mundo?
b) Quais regiões econômicas dos Estados Unidos foram representadas no mapa?
2 — Certamente você conhece alguma indústria de origem norte-americana instalada no Brasil,
não é mesmo? Responda abaixo:
a) Qual o nome da empresa?
b) Em que cidade a fábrica está instalada?
c) O que ela produz?
3 — Observe a charge e responda:
Disponível em http://pt.granma.cu/cuba/2017-04-27/por-que-se-fala-de-guerra-cultural. Acesso em: 08/05/2020.
Como a cultura estadunidense está presente no seu dia a dia? Pense na moeda, língua, jogos,
músicas, alimentos, entre outros.
4 — A formação dos BRICS trouxe impactos econômicos para os Estados Unidos? Justifique.
5 — Quais as principais causas do crescimento elevado da China na última década?
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SEMANA 2 JULHOUNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Conexões e escalas. OBJETO DE CONHECIMENTO: Corporações e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial. HABILIDADE(S): (EF08GE05X) Identificar e aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra. CONTEÚDOS RELACIONADOS: Estado, território, governo, nação e país; Os conflitos contemporâneos a partir dos conceitos de Estado, território, governo, nação e país. INTERDISCIPLINARIDADE: Ensino Religioso: (EF08ER01) Discutir como as crenças e convicções podem influenciar escolhas e atitudes pessoais e coletivas. Arte: (EF69AR31P8) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica e econômica.
SEMANA 2
TEMA: REGIONALIZAÇÃO DA AMÉRICA E ÁFRICA
As diferentes regionalizações da América e África
América
Com área territorial de mais de 42 milhões de Km², o continente
americano é o segundo mais extenso do mundo, superado apenas pelo continente
asiático. Seu território é bastante alongado no sentido norte-sul: há uma
distância de quase 16 mil km entre os extremos norte e sul. Essa grande
extensão é um dos fatores que explicam a diversidade natural de paisagens
encontradas na América.
Todas as
propostas de regionalização são criações humanas, feitas com base em diferentes
critérios para estudar determinados fenômenos. O critério usado para definir a
regionalização do continente americano em “três Américas” foi a distribuição
das terras no sentido norte-sul, portanto, é uma regionalização física: América
do Norte, América Central e América do Sul.
O processo de colonização, a língua falada e
outros aspectos relacionados à cultura das nações colonizadoras predominantes e
dos diversos povos originários são alguns dos critérios adotados na
regionalização histórico-cultural do continente americano.
A América Latina foi colonizada, principalmente, por
portugueses e espanhóis. Por esse motivo, nessa parte do continente americano,
as línguas oficiais da maioria dos países são o português e o espanhol, línguas
de origem latina.
Já a América Anglo-Saxônica, onde o inglês é a língua
predominante, foi colonizada, principalmente, por ingleses. Do ponto de vista
cultural, há grande diversidade de manifestações entre a América Latina e a
América Anglo-Saxônica, que carregam elementos da cultura dos povos nativos e
dos povos colonizadores e que se transformaram à medida que o contato entre
eles foi se aprofundando.
OUTRAS
SUBDIVISÕES USADAS
disponível
: https://brainly.com.br/tarefa/2442315
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África
A África é uma massa
contínua de terra emersa com cerca de 30,2 milhões de Km², o que corresponde a
22% das terras emersas do planeta. O território africano tem 8.050km de
comprimento no sentido norte-sul e 7.560km no sentido leste-oeste. Ao norte, o
continente é atravessado pelo Trópico de Câncer, ao sul, pelo Trópico de
Capricórnio, além disso, a linha do Equador corta o hemisfério e o Meridiano de
Greenwich atravessa-o a oeste. Dessa forma, a África é o único continente que
possui terras nos quatro hemisférios.
O
continente africano é constituído de 54 países independentes, dividido em cinco
regiões: África Setentrional, África Ocidental, África Central, África
Meridional e África Oriental.
Além do critério de localização dos países, é possível regionalizar o
continente africano a partir de suas características étnicas, históricas e
culturais. Assim, os países africanos podem ser agrupados em duas grandes
regiões: Norte da África e África Subsaariana.
O Norte da África que coincide com parte do Magreb,
é composto de cinco países independentes e pelo território da Saara Ocidental.
Sua população é predominantemente árabe e de origem islâmica e se
localizam, em sua maioria, na parte mais próxima com a Europa. Alguns países,
como Egito e Marrocos, desenvolveram um parque industrial com base na produção
de roupas, bebidas e sapatos.
A África
Subsaariana é composta de 49 Estados-nação e se refere a porção sul do deserto
do Saara. É ocupada predominantemente por povos negros de várias etnias, com
grandes diferenças culturais entre si e grandes contrastes socioeconômicos. Há
países com destaque na economia mundial, como a África do Sul e Nigéria e
outros extremamente pobres como o Congo e a Somália.
ATIVIDADES
Agora é hora de testar seus
conhecimentos, lembre-se de que as pesquisas e consultas são permitidas e
bem-vindas para que você realize com sucesso as atividades.
Mãos à obra! Observe o planisfério
abaixo para responder as atividades de 1 a 3. Fonte: Geografia espaço &
interação: 8° ano: ensino fundamental. Marcelo Moraes Paula, Maria Angela Gomez
Rama, Denise Cristina Christov Pinesso. – 1.ed. São Paulo: FTD, 2018.
1 — Responda: a) Com base no
Meridiano de Greenwich, em qual hemisfério está localizado o
continente americano?
b) Qual oceano separa a
América da Ásia? E a América da Europa
e da África?
c) Quais os principais
paralelos cortam o continente americano?
2 — O Brasil pertence a qual
regionalização:
a) Se regionalizarmos a
América pela parte territorial (América do Norte, América Central e América do
Sul)?
b) Se regionalizarmos a
América pela parte histórico-cultural (América Latina e América
Anglo-Saxônica)?
3 — Responda:
a) Em quais hemisférios está
localizado o continente africano, tendo como referência a linha do Equador?
b) E em qual hemisfério está
localizada a maior parte do continente africano, tendo como referência o
Meridiano de Greenwich?
c) Que oceanos banham a África a
leste e a oeste?
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4 — Qual mensagem essa charge nos
transmite? Fonte:https://geocaieiras.wordpress.com/2012/06/10/charge-sobre-a-africa/
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5 — Faça uma pesquisa sobre alguma
manifestação cultural que acontece no município onde mora. Indique suas origens
e os elementos que fazem parte dessa manifestação cultural. Verifique a
influência de aspectos da cultura dos povos originários que habitavam o
território brasileiro (índios) e dos povos colonizadores. PESQUISE QUAIS
ALIMENTOS , FESTAS e PALAVRAS ,QUE TEMOS EM CRUZÍLIA HERDADAS :
a) Dos nossos nativos indígenas
brasileiros
b) Dos portugueses
C) Dos africanos
SEMANA 1 - PET 2 - JULHO 2020
UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Conexões e escalas. OBJETOS DE CONHECIMENTO: Corporações e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial. HABILIDADE(S): (EF08GE05X) Identificar e aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra.
CONTEÚDOS RELACIONADOS: Estado, território, governo, nação e país; Os conflitos contemporâneos a partir dos conceitos de Estado, território, governo, nação e país; Conflitos e tensões na América e na África; Regionalizações da América; Regionalizações da África.
ASSISTAM O PET DA SEMANA 1
AULA 1 TEXTO TEMA: OS CONCEITOS GEOGRÁFICOS NA COMPREENSÃO DOS CONFLITOS Geográficos J. W. Vesentini Vânia Vlach
Nação A palavra nação possui dois sentidos principais. No primeiro, mais geral, é o mesmo que povo, ou seja, um conjunto de pessoas com língua e tradições comuns. Nesse sentido, podemos falar em nação cigana, nação judaica, nação curda, etc. no outro sentido, o que adotaremos, é um povo com território, governo e leis próprias. Assim, o já citado povo cigano não constitui uma nação, pois não tem território nem governos próprios. Nesse segundo sentido, significa o mesmo que país ou Estado-Nação. Território Território é uma área delimitada por fronteiras ou limites e no qual um sujeito (nesse caso, o Estado) exercer poder e controle. As fronteiras estabelecem o início e o término da dominação de cada Estado. Elas podem ser definidas por um rio, uma cadeia de montanhas, um lago ou um marco artificial como uma ponte ou cercas. País Uma nação ou um Estado nacional é o mesmo que país, isto é, um povo que vive em um território próprio, tendo um governo que o representa. O Brasil, Os Estados Unidos, a China e a Alemanha são exemplos de países ou Estados nacionais. São também exemplos de nação — é esse o conceito de nação empregado pela
Organização das Nações Unidas (ONU). Existem povos que chamam a si próprios de nações e almejam alcançar sua independência. É o caso dos mongóis, dos tibetanos, dos curdos e dos bascos, entre outros. Eles podem vir a tornar-se países ou Estados-Nações, mas por enquanto, são povos dominados, que vivem em um território sob o controle de outros povos.
Estado e suas funções Estado é o conjunto das instituições que formam a organização político-administrativa de um povo ou nação, Estado, portanto, é o mesmo que poder público. Na maior parte da história da humanidade, por centenas de milhares de anos, nenhuma sociedade tinha Estado. A origem do Estado é muito discutida. Não se sabe exatamente quando nem onde ele surgiu. Sabe-se que para existir Estado é preciso que a sociedade esteja dividida entre ricos e pobres, dominantes e dominados. Ou seja, uma das causas de sua formação é a existência de classes sociais, de desigualdades entre as pessoas.
A palavra estado pode ter ainda outro significado: pode indicar as divisões territoriais de um país. No Brasil, por exemplo, Minas Gerais, Paraná e Amazonas são estados. Em alguns países essas divisões territoriais recebem o nome de províncias, cantões ou departamentos.
Governo É a cúpula, a parte dominante do Estado. Em outras palavras, o governo — mesmo sendo o que comanda — está integrado ao Estado, que é mais amplo e engloba todos os setores, os três níveis de governo — federal, estadual e municipal — e as atividades ligadas a esses níveis. O governo é transitório, temporário, ao passo que o Estado é permanente.
AULA 2
SAIBA MAIS…
Assista ao vídeo “O QUE É ESTADO, NAÇÃO, TERRITÓRIO, POVO e POPULAÇÃO? | Série:
Educação Política” com duração de 8 minutos. Disponível em https://www.youtube.com/
watch?v=FGNr1HtSdgE. Nesse vídeo você conhecerá esses conceitos geográficos de forma
aprofundada.
AULA 3
ATIVIDADES
Agora é hora de testar seus conhecimentos, lembre-se de que as pesquisas e consultas são permitidas e bem-vindas para que você realize com sucesso as atividades. Mãos à obra!
1 — Para você, o que significa viver em sociedade? E o que é ser brasileiro?
2 — As palavras Nação, Território, País, Estado e Governo são usadas muitas vezes como sinônimas. No entanto, existe diferença na definição de cada uma delas. Vamos entendê-las melhor? Preencha o quadro com base no texto que você leu no início desta semana.
3 — Explique a afirmação:
“Os funcionários públicos são servidores da sociedade”.
Você concorda
com essa afirmação? Dê exemplos positivos e negativos do seu município.
4- Observe os mapas da expansão territorial do Brasil e responda as atividades 4 e 5.
4 — O que pode fazer com que as fronteiras recuem, avancem ou deixem de existir?
5 — Os mapas acima foram alterando até chegar ao mapa que conhecemos hoje. Cite algumas
diferenças entre eles.
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