AULA 8º1 / 8º2


SEMANA 4 - VOLUME 2 PET -  20 A 26 JULHO 2020
UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Formas de representação e pensamento espacial.
 OBJETO DE CONHECIMENTO: Cartografia: anamorfose, croquis e mapas temáticos da América e África. 
HABILIDADE(S): (EF08GE18X) Elaborar e interpretar mapas ou outras formas de representação cartográfica para analisar as redes e as dinâmicas urbanas e rurais, ordenamento territorial, contextos culturais, modo de vida e usos e ocupação de solos da África e América. CONTEÚDOS RELACIONADOS: Leitura, interpretação e elaboração de representações cartográficas (mapas, anamorfoses, croquis, entre outros). INTERDISCIPLINARIDADE: Arte (EF69AR31P8) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica e econômica. (EF69AR34) Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas. História (EF08HI07) Identificar e contextualizar as especificidades dos diversos processos de independência nas Américas, seus aspectos populacionais e suas conformações territoriais. (EF08HI23) Estabelecer relações causais entre as ideologias raciais e o determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia. Ensino Religioso: (EF08ER01) Discutir como as crenças e convicções podem influenciar escolhas e atitudes pessoais e coletivas.

 LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE MAPAS DA ÁFRICA E AMÉRICA 

DURAÇÃO: 2h40 (3 horas/aula) Caro(a) estudante! Na segunda semana deste volume, vimos sobre as formas de regionalização da América e África.
 Nessa semana vamos elaborar e interpretar mapas desses dois continentes com tanta história e importância a todos nós.
 Vamos lá? FIQUE POR DENTRO DOS CONCEITOS… 
Você sabe qual é a função e importância dos mapas?
 Rodolfo Alves Pena 

Apesar de serem praticamente imprescindíveis em nossas vidas, muitas pessoas não conseguem entender a importância dos mapas. Através deles representamos o espaço e as diferentes localidades da Terra.
 Os mapas são representações da realidade, eles ilustram de forma reduzida uma determinada área da Terra ou do espaço geográfico. Mais do que simplesmente um desenho ou uma imagem, os mapas são uma forma de comunicação, uma maneira que as pessoas têm de expressarem e compartilharem informações.
Diante disso, podemos enumerar a seguir as principais utilidades dos mapas:

 a) localização: através dos mapas, podemos nos situar sobre os diferentes lugares do mundo, descobrir a rota de um determinado percurso a ser realizado ou descobrir onde nos encontramos caso estejamos perdidos (principalmente se conhecermos as Coordenadas Geográficas).

 b) comunicação: como já afirmamos, os mapas são uma forma de comunicação. Através deles podemos dizer e descrever o espaço onde vivemos.

 c) conhecimento: os mapas podem ser lidos, pois representam uma forma de linguagem. Sendo assim, além de simplesmente localizarem os pontos da Terra, podem caracterizá-los, designando os seus significados através de cores e símbolos que devem ter os seus conteúdos expressos na legenda. Assim, observando os mapas, podemos aprender sobre várias coisas, como as vegetações do mundo, os índices de urbanização, entre outros incontáveis fenômenos terrestres.
 d) medir distâncias: com os mapas, podemos calcular algumas distâncias, fazendo o uso da escala, que é a relação entre o tamanho do mapa e o tamanho real da área representada. Considere o exemplo a seguir: Um mapa possui a seguinte escala: 1: 1000, ou seja, cada um 1 cm no mapa equivale a 1000 cm na área real, isto é, 10 metros. Portanto, se uma rua desse mesmo mapa tiver 2 cm, obviamente ela terá 20 metros no mundo real. 


Existem vários sites em que você pode observar e conhecer melhor o mundo por meio dos mapas. Neles você pode ampliar ou diminuir a escala, percorrer ruas e conhecer lugares que você nunca foi sem sair de casa! Os mais conhecidos são o Google Maps e o Maplink, que fornecem informações sobre o trânsito e as ruas das cidades, além do IBGE Países, que oferece a localização e algumas informações sobre todos os países. 


SAIBA MAIS… Assista ao vídeo
 “Cartografia: Representações da Terra — Brasil Escola”
“Cartografia: Representações da Terra — Brasil Escola”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vrYIFguv89M, com duração de 7 minutos, nele você poderá observar a importância e as possibilidades da cartografia. 


 ATIVIDADES Agora é hora de testar seus conhecimentos, lembre que as pesquisas e consultas são permitidas e bem-vindas para que você realize com sucesso as atividades. Mãos à obra! 

1 — Observe o mapa do relevo e hidrografia da África e responda: 
 Fonte: Geografia espaço & interação: 8° ano: ensino fundamental. Marcelo Moraes Paula, Maria Angela Gomez Rama, Denise Cristina Christov Pinesso. – 1.ed. São Paulo: FTD, 2018

. a) Entre que altitudes se encontra a maior parte do território africano?

 b) Qual o pico mais elevado da África? Qual sua altitude?

 c) Quais os principais rios africanos? Se encontram em qual região? 

 Observe o mapa a seguir e responda as atividades 2 e 3.
 Fonte: Geografia espaço & interação: 8° ano: ensino fundamental. Marcelo Moraes Paula, Maria Angela Gomez Rama, Denise Cristina Christov Pinesso. – 1.ed. São Paulo: FTD, 2018.

 2 — Quais são os principais motivos dos conflitos indicados no mapa? Como foram representados?

 3 — A variável visual cor é utilizada para representar que tipo de informação? Essa informação está associada com outra? Se sim, qual? 

 4 — Observe os dois mapas do Brasil e responda: 
Fonte: Geografia espaço & interação: 8° ano: ensino fundamental. Marcelo Moraes Paula, Maria Angela Gomez Rama, Denise Cristina Christov Pinesso. – 1.ed. São Paulo: FTD, 2018. 

 a) Além do estado de São Paulo, cite três outros estados com forte concentração industrial. 

b) Comparando os dois mapas, o que podemos dizer sobre a relação entre a concentração da rede de transporte e das indústrias no território brasileiro? 


5 — Agora você é o artista! Elabore um mapa do seu bairro, município ou região demonstrando as principais atividades econômicas. Não esqueça da legenda, ok?!




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SEMANA  3   -   VOLUME 2 PET  - 13 A 19 JULHO 2020.
UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Conexões e escalas.
 OBJETO DE CONHECIMENTO: Corporações e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial. 
HABILIDADE(S): (EF08GE07) Analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos da América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil. CONTEÚDOS RELACIONADOS: O poderio norte-americano; As relações geoeconômicas entre EUA, Brasil e China; Os BRICS: função, importância e sentido da regionalização. INTERDISCIPLINARIDADE: Ensino Religioso: (EF08ER01) Discutir como as crenças e convicções podem influenciar escolhas e atitudes pessoais e coletivas. Arte: (EF69AR31P8) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica e econômica. 

TEMA: A PRESENÇA DA ECONOMIA NORTE-AMERICANA NO MUNDO E O PAPEL DOS BRICS 
DURAÇÃO: 2h40 (3 horas/aula) Caro(a) estudante! Nessa semana você vai conhecer dois importantes processos da atualidade: os Estados Unidos da América como a grande potência mundial e o papel do BRICS — um agrupamento econômico composto pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. 

Vamos lá? FIQUE POR DENTRO DOS CONCEITOS…
 Estados Unidos O papel de superpotência do mundo capitalista foi assumido pelos Estados Unidos ao término da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Durou até 1991, quando ocorreu a dissolução da ex-União Soviética e, com o passar do tempo, outros países e blocos econômicos cresceram e dividiram o poderio econômico.

 Após o fim da Segunda Guerra, os Estados Unidos financiaram a recuperação da economia de vários países da Europa ocidental, bem como a do Japão e da Austrália. Passaram também a instalar bases militares nas áreas mais estratégicas do mundo, como Europa ocidental e Ásia. 

Com o sucesso da União Europeia, a recuperação e o crescimento do Japão e, mais recentemente, o notável arranque econômico da China, que se abriu para a economia capitalista, o papel de liderança isolada dos Estados Unidos no mundo capitalista deixou de existir. 
No entanto, é fato que os Estados Unidos ainda são a principal potência militar do mundo, mas no aspecto econômico e até no político-diplomático, não. Isso faz com que o mundo de hoje seja multipolar, ou seja, que existam inúmeros polos ou centros de poder.

Todavia, durante a segunda metade do século XX, este país exerceu um domínio efetivo sobre o mundo capitalista, claramente mostrado pela importância do dólar como moeda internacional. Essa é, ainda hoje, a moeda mais importante da economia mundial

Depois de 1945, as multinacionais norte-americanas mantiveram seus elevados investimentos no Canadá e intensificaram de duas maneiras sua presença na América Latina: pela instalação de filiais e pela exportação agrícola. A partir dos anos 1980 passaram a investir na China, que hoje, com a Europa, é o local com mais capital norte-americano. A instalação de filiais em outros países é uma maneira de as empresas conquistarem espaço. A busca por menores custos de produção levam empresas norte-americanas a abrirem filiais na China, Índia e até mesmo no Brasil

BRICS 

O BRICS é um agrupamento econômico atualmente composto por cinco países: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul
Não se trata de um bloco econômico ou uma instituição internacional, mas de um mecanismo internacional na forma de um agrupamento informal, ou seja, não registrado burocraticamente com estatuto e carta de princípios. O que era, no início, apenas uma classificação utilizada por economistas e cientistas políticos para designar um grupo de países com características econômicas em comum, passou, a partir de 2006, a ser um mecanismo internacional. Isso porque Brasil, Rússia, Índia e China decidiram dar um caráter diplomático a essa expressão na 61ª Assembleia Geral das Nações Unidas, o que propiciou a realização de ações econômicas coletivas por parte desses países, bem como uma maior comunicação entre eles.

 Atualmente, os BRICS são detentores de mais de 21% do PIB mundial, formando o grupo de países que mais crescem no planeta. Além disso, representam 42% da população mundial, 45% da força de trabalho e o maior poder de consumo do mundo. Destacam-se também pela abundância de suas riquezas nacionais e as condições favoráveis que atualmente apresentam para explorá-las. 

Durante a V Cúpula do BRICS, em 27 de Março de 2013, os países do eixo decidiram pela criação de um  Banco Internacional do grupo, o que desagradou profundamente os Estados Unidos e a Inglaterra, países responsáveis pelo FMI e Banco Mundial, respectivamente. A decisão sobre o banco do BRICS ainda não foi oficializada, mas deve se concretizar nos próximos anos. A ideia é fomentar e garantir o desenvolvimento da economia dos países-membros do BRICS e de demais nações subdesenvolvidas ou em desenvolvimento. Outra medida que também não agradou aos EUA e Reino Unido foi a criação de um contingente de reserva no valor de 100 bilhões de dólares. Tal medida foi tomada com o objetivo de garantir a estabilidade econômica dos 5 países que fazem parte do grupo. Com essas decisões, é possível perceber a importância econômica e política desse grupo, assim como também é possível vislumbrar a emergência de uma rivalidade entre o BRICS, os EUA e a União Europeia.

 SAIBA MAIS… Assista ao vídeo
“BRICS | Atualidades”, no endereço eletrônico, https://www.youtube.com/ watch?v=ilh7OS8OaTc, com duração de 6 minutos, nele você conhecerá mais sobre o BRICS e o papel dos Estados Unidos. 


ATIVIDADES Agora é hora de testar seus conhecimentos, lembre que as pesquisas e consultas são permitidas e bem-vindas para que você realize com sucesso as atividades. Mãos à obra!


 1 — Observe o mapa dos Estados Unidos e responda: Fonte: Geografia espaço & interação: 8° ano: ensino fundamental. Marcelo Moraes Paula, Maria Angela Gomez Rama, Denise Cristina Christov Pinesso. – 1.ed. São Paulo: FTD, 2018.
 a) Do ponto de vista da configuração territorial e geopolítica, que fatores contribuíram para o domínio de territórios pelos estadunidenses ao redor do mundo?

 b) Quais regiões econômicas dos Estados Unidos foram representadas no mapa?


 2 — Certamente você conhece alguma indústria de origem norte-americana instalada no Brasil, não é mesmo? Responda abaixo: 
a) Qual o nome da empresa? b) Em que cidade a fábrica está instalada? c) O que ela produz? 

 3 — Observe a charge e responda: 
 
Disponível em http://pt.granma.cu/cuba/2017-04-27/por-que-se-fala-de-guerra-cultural. Acesso em: 08/05/2020. Como a cultura estadunidense está presente no seu dia a dia? Pense na moeda, língua, jogos, músicas, alimentos, entre outros.


 4 — A formação dos BRICS trouxe impactos econômicos para os Estados Unidos? Justifique. 

5 — Quais as principais causas do crescimento elevado da China na última década? 


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SEMANA 2 JULHO

UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Conexões e escalas. OBJETO DE CONHECIMENTO: Corporações e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial. HABILIDADE(S): (EF08GE05X) Identificar e aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra. CONTEÚDOS RELACIONADOS: Estado, território, governo, nação e país; Os conflitos contemporâneos a partir dos conceitos de Estado, território, governo, nação e país. INTERDISCIPLINARIDADE: Ensino Religioso: (EF08ER01) Discutir como as crenças e convicções podem influenciar escolhas e atitudes pessoais e coletivas. Arte: (EF69AR31P8) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica e econômica.

 SEMANA 2
  TEMA: REGIONALIZAÇÃO DA AMÉRICA E ÁFRICA

               As diferentes regionalizações da América e África América
Geografia – Colégio Estadual Nilo Peçanha
     Com área territorial de mais de 42 milhões de Km², o continente americano é o segundo mais extenso do mundo, superado apenas pelo continente asiático. Seu território é bastante alongado no sentido norte-sul: há uma distância de quase 16 mil km entre os extremos norte e sul. Essa grande extensão é um dos fatores que explicam a diversidade natural de paisagens encontradas na América. 


Todas as propostas de regionalização são criações humanas, feitas com base em diferentes critérios para estudar determinados fenômenos. O critério usado para definir a regionalização do continente americano em “três Américas” foi a distribuição das terras no sentido norte-sul, portanto, é uma regionalização física: América do Norte, América Central e América do Sul.


 O processo de colonização, a língua falada e outros aspectos relacionados à cultura das nações colonizadoras predominantes e dos diversos povos originários são alguns dos critérios adotados na regionalização histórico-cultural do continente americano.  
       A América Latina foi colonizada, principalmente, por portugueses e espanhóis. Por esse motivo, nessa parte do continente americano, as línguas oficiais da maioria dos países são o português e o espanhol, línguas de origem latina.
       Já a América Anglo-Saxônica, onde o inglês é a língua predominante, foi colonizada, principalmente, por ingleses. Do ponto de vista cultural, há grande diversidade de manifestações entre a América Latina e a América Anglo-Saxônica, que carregam elementos da cultura dos povos nativos e dos povos colonizadores e que se transformaram à medida que o contato entre eles foi se aprofundando. 

OUTRAS SUBDIVISÕES USADAS 
AMÉRICA - REGIÕES | Suporte Geográfico    De acordo com a sua posição geográfica, o continente americano ...                                                                                               disponível : https://brainly.com.br/tarefa/2442315
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África
Países da África: lista, capitais, regiões, mapa - Brasil Escola A África é uma massa contínua de terra emersa com cerca de 30,2 milhões de Km², o que corresponde a 22% das terras emersas do planeta. O território africano tem 8.050km de comprimento no sentido norte-sul e 7.560km no sentido leste-oeste. Ao norte, o continente é atravessado pelo Trópico de Câncer, ao sul, pelo Trópico de Capricórnio, além disso, a linha do Equador corta o hemisfério e o Meridiano de Greenwich atravessa-o a oeste. Dessa forma, a África é o único continente que possui terras nos quatro hemisférios.

 O continente africano é constituído de 54 países independentes, dividido em cinco regiões: África Setentrional, África Ocidental, África Central, África Meridional e África Oriental.


   Além do critério de localização dos países, é possível regionalizar o continente africano a partir de suas características étnicas, históricas e culturais. Assim, os países africanos podem ser agrupados em duas grandes regiões: Norte da África e África Subsaariana. 

África: veja as caracteristicas, a cultura, e a divisão política ...O Norte da África que coincide com parte do Magreb, é composto de cinco países independentes e pelo território da Saara Ocidental. Sua população é predominantemente árabe e de origem islâmica  e se localizam, em sua maioria, na parte mais próxima com a Europa. Alguns países, como Egito e Marrocos, desenvolveram um parque industrial com base na produção de roupas, bebidas e sapatos. 

A África Subsaariana é composta de 49 Estados-nação e se refere a porção sul do deserto do Saara. É ocupada predominantemente por povos negros de várias etnias, com grandes diferenças culturais entre si e grandes contrastes socioeconômicos. Há países com destaque na economia mundial, como a África do Sul e Nigéria e outros extremamente pobres como o Congo e a Somália.


ATIVIDADES   
 Agora é hora de testar seus conhecimentos, lembre-se de que as pesquisas e consultas são permitidas e bem-vindas para que você realize com sucesso as atividades. 

Mãos à obra! Observe o planisfério abaixo para responder as atividades de 1 a 3. Fonte: Geografia espaço & interação: 8° ano: ensino fundamental. Marcelo Moraes Paula, Maria Angela Gomez Rama, Denise Cristina Christov Pinesso. – 1.ed. São Paulo: FTD, 2018. 

1 — Responda: a) Com base no Meridiano de Greenwich, em qual hemisfério está localizado o continente americano?
 b) Qual oceano separa a América da Ásia?            E a América da Europa e da África?
 c) Quais os principais paralelos cortam o continente americano?

 2 — O Brasil pertence a qual regionalização:
 a) Se regionalizarmos a América pela parte territorial (América do Norte, América Central e América do Sul)?

 b) Se regionalizarmos a América pela parte histórico-cultural (América Latina e América Anglo-Saxônica)?

 3 — Responda: 
a) Em quais hemisférios está localizado o continente africano, tendo como referência a linha do Equador?
 b) E em qual hemisfério está localizada a maior parte do continente africano, tendo como referência o Meridiano de Greenwich? 
c) Que oceanos banham a África a leste e a oeste? 
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4 — Qual mensagem essa charge nos transmite?           Fonte:https://geocaieiras.wordpress.com/2012/06/10/charge-sobre-a-africa/ 

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5 — Faça uma pesquisa sobre alguma manifestação cultural que acontece no município onde mora. Indique suas origens e os elementos que fazem parte dessa manifestação cultural. Verifique a influência de aspectos da cultura dos povos originários que habitavam o território brasileiro (índios) e dos povos colonizadores. PESQUISE QUAIS ALIMENTOS , FESTAS e PALAVRAS ,QUE TEMOS EM CRUZÍLIA  HERDADAS :
a) Dos nossos nativos indígenas brasileiros
b) Dos portugueses 
C) Dos africanos 


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SEMANA 1 - PET   2 - JULHO 2020

UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Conexões e escalas. OBJETOS DE CONHECIMENTO: Corporações e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial. HABILIDADE(S): (EF08GE05X) Identificar e aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra. 
CONTEÚDOS RELACIONADOS: Estado, território, governo, nação e país; Os conflitos contemporâneos a partir dos conceitos de Estado, território, governo, nação e país; Conflitos e tensões na América e na África; Regionalizações da América; Regionalizações da África. 

ASSISTAM O PET DA SEMANA 1
AULA 1  TEXTO 
TEMA: OS CONCEITOS GEOGRÁFICOS NA COMPREENSÃO DOS CONFLITOS  Geográficos J. W. Vesentini Vânia Vlach

 Nação A palavra nação possui dois sentidos principais. No primeiro, mais geral, é o mesmo que povo, ou seja, um conjunto de pessoas com língua e tradições comuns. Nesse sentido, podemos falar em nação cigana, nação judaica, nação curda, etc. no outro sentido, o que adotaremos, é um povo com território, governo e leis próprias. Assim, o já citado povo cigano não constitui uma nação, pois não tem território nem governos próprios. Nesse segundo sentido, significa o mesmo que país ou Estado-Nação. Território Território é uma área delimitada por fronteiras ou limites e no qual um sujeito (nesse caso, o Estado) exercer poder e controle. As fronteiras estabelecem o início e o término da dominação de cada Estado. Elas podem ser definidas por um rio, uma cadeia de montanhas, um lago ou um marco artificial como uma ponte ou cercas. País Uma nação ou um Estado nacional é o mesmo que país, isto é, um povo que vive em um território próprio, tendo um governo que o representa. O Brasil, Os Estados Unidos, a China e a Alemanha são exemplos de países ou Estados nacionais. São também exemplos de nação — é esse o conceito de nação empregado pela 
Organização das Nações Unidas (ONU). Existem povos que chamam a si próprios de nações e almejam alcançar sua independência. É o caso dos mongóis, dos tibetanos, dos curdos e dos bascos, entre outros. Eles podem vir a tornar-se países ou Estados-Nações, mas por enquanto, são povos dominados, que vivem em um território sob o controle de outros povos.
 Estado e suas funções Estado é o conjunto das instituições que formam a organização político-administrativa de um povo ou nação, Estado, portanto, é o mesmo que poder público. Na maior parte da história da humanidade, por centenas de milhares de anos, nenhuma sociedade tinha Estado. A origem do Estado é muito discutida. Não se sabe exatamente quando nem onde ele surgiu. Sabe-se que para existir Estado é preciso que a sociedade esteja dividida entre ricos e pobres, dominantes e dominados. Ou seja, uma das causas de sua formação é a existência de classes sociais, de desigualdades entre as pessoas. 
 A palavra estado pode ter ainda outro significado: pode indicar as divisões territoriais de um país. No Brasil, por exemplo, Minas Gerais, Paraná e Amazonas são estados. Em alguns países essas divisões territoriais recebem o nome de províncias, cantões ou departamentos. 
Governo É a cúpula, a parte dominante do Estado. Em outras palavras, o governo — mesmo sendo o que comanda — está integrado ao Estado, que é mais amplo e engloba todos os setores, os três níveis de governo — federal, estadual e municipal — e as atividades ligadas a esses níveis. O governo é transitório, temporário, ao passo que o Estado é permanente. 

 AULA 2
 SAIBA MAIS… Assista ao vídeo “O QUE É ESTADO, NAÇÃO, TERRITÓRIO, POVO e POPULAÇÃO? | Série: Educação Política” com duração de 8 minutos. Disponível em https://www.youtube.com/ watch?v=FGNr1HtSdgE. Nesse vídeo você conhecerá esses conceitos geográficos de forma aprofundada. 

ANOTE A PARTIR DO TEXTO  E VÍDEO OS CONCEITOS - FAÇA UM RESUMO

AULA 3
 ATIVIDADES 
Agora é hora de testar seus conhecimentos, lembre-se de que as pesquisas e consultas são permitidas e bem-vindas para que você realize com sucesso as atividades. Mãos à obra!

1 — Para você, o que significa viver em sociedade? E o que é ser brasileiro?

2 — As palavras Nação, Território, País, Estado e Governo são usadas muitas vezes como sinônimas. No entanto, existe diferença na definição de cada uma delas. Vamos entendê-las melhor? Preencha o quadro com base no texto que você leu no início desta semana.
3 — Explique a afirmação: 
“Os funcionários públicos são servidores da sociedade”. 
Você concorda com essa afirmação? Dê exemplos positivos e negativos do seu município. 
4- Observe os mapas da expansão territorial do Brasil e responda as atividades 4 e 5.
4 — O que pode fazer com que as fronteiras recuem, avancem ou deixem de existir?
 5 — Os mapas acima foram alterando até chegar ao mapa que conhecemos hoje. Cite algumas diferenças entre eles. 
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