SEMANA 1 UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Natureza, ambientes e
qualidade de vida.
OBJETO DE CONHECIMENTO: Biodiversidade e ciclo hidrológico.
HABILIDADE(S): (EF06GE11X) Identificar e analisar
distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição
dos componentes físico-naturais e populacionais, incluindo as transformações da
biodiversidade local e do mundo. CONTEÚDOS RELACIONADOS: Os componentes físicos
(clima, relevo, vegetação e hidrografia) e a ocupação das paisagens. TEMA: OS
COMPONENTES FÍSICOS E A TRANSFORMAÇÃO DA PAISAGEM.
DURAÇÃO: 2h40 (3 horas/aula) Caro estudante, cara
estudante! Nessa semana você vai estudar os impactos do clima, do relevo, da
vegetação e da hidrografia nas alterações das paisagens na atualidade, além de
descobrir como o ser humano acelera esse processo. Bom estudo!!! FIQUE POR
DENTRO DOS CONCEITOS...
Clima: dinâmica natural e ação humana
Muitas vezes as pessoas confundem os conceitos de tempo atmosférico e clima.
Apesar de estarem relacionados, eles têm significados diferentes. O tempo
atmosférico refere-se às condições momentâneas da atmosfera verificadas em
determinado lugar, ao passo que o clima está relacionado às mudanças do tempo
atmosférico durante um longo período.
Para
caracterizar o clima de um município, região ou país, os meteorologistas
observam e estudam as condições do tempo
atmosférico durante 30 anos seguidos. No decorrer desse tempo são analisadas as
variações de temperatura, umidade do ar, ventos e quantidade de precipitação.
Existem vários tipos de climas, como por exemplo, climas quentes, em que as
médias de temperatura são elevadas ao longo do ano; e climas frios, em que as médias
são baixas. Quanto à umidade, há climas mais úmidos, com maior ocorrência de
chuvas e climas mais secos, onde a chuva é escassa.
Relevo As diversas formas da superfície terrestre
constituem um dos aspectos que diferenciam as paisagens. O conjunto de formas
existentes no planeta Terra recebe o nome de relevo. Às vezes, é difícil
visualizar e identificar as formas do relevo nas cidades, em razão da presença
de prédios e de outras construções. Ao andar pelas ruas, podemos perceber se os
terrenos são planos ou irregulares, observando a presença ou a ausência de
subidas ou descidas, além das formas que se destacam, como morros e vales. As
principais formas de relevo são: Planícies: terrenos relativamente planos,
formados pela deposição, ou seja, pelo acúmulo de sedimentos que vêm de
terrenos mais altos; Planaltos: superfícies bastante erodidas, ou seja,
desgastadas pelo vento e pelas águas. Podem ser formados por chapadas e serras;
Depressões: superfícies planas bastante desgastadas com altitudes mais baixas.
Podem ser relativas (quando estão rebaixadas em relação ao entorno) ou
absolutas (quando estão abaixo do nível do mar). Montanhas: são formas com
altitudes elevadas e bastante inclinadas que se originaram pelo movimento das
placas tectônicas ou atividade vulcânica. Principais formações vegetais Além
das florestas, existem outros tipos de formações vegetais no Brasil e no mundo.
O mapa a seguir representa as formações vegetais originais e, portanto, não
considera o desmatamento provocado pelas ações humanas, expansão das cidades,
extração de madeira, atividades agropecuárias, entre outras.
Hidrografia — “Terra, Planeta Água” “Terra, Planeta Água” é
um dos versos de uma música do início da década de 1980. Até hoje essa canção é
muito lembrada quando o tema é a importância da água e da preservação desse
recurso natural. Muitas vezes se diz que a Terra poderia ser chamada de
“Planeta Água”, como na música, porque 70% da superfície terrestre é coberta
por água. A porção restante corresponde às terras emersas (continentes e
ilhas). De toda a água que existe na Terra, apenas uma pequena parcela
corresponde às águas doces e está disponível para o consumo imediato. A maior
parte, quase a totalidade, corresponde às águas salgadas.
Mundo:
formações vegetais
SAIBA MAIS... Assista aos vídeos:“Aprendendo com Videoaulas:
Geografia: Vegetação”, disponível em: https://
www.youtube.com/watch?v=qeXwjGBzd6w&t=27s e “Aprendendo com Videoaulas:
Geografia: Relevo e Hidrografia”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iZf39fgFFZU&t=13s.
Neles você verá mais exemplos sobre esses conceitos estudados acima.
https://www.youtube.com/watch?v=qeXwjGBzd6w
https://www.youtube.com/watch?v=iZf39fgFFZU
https://www.youtube.com/watch?v=wfrrrzdAEt8
ATIVIDADES Agora é hora de testar seus conhecimentos.
Lembre-se de que as pesquisas e consultas são permitidas e bem-vindas para que
você realize com sucesso as atividades. Mãos à obra!!!
1 — Observe as imagens abaixo e responda: Copabacana, Rio de
Janeiro. Disponível em: https:// copacabana.com/praia-de-copacabana. Acesso em:
02/06/2020. Toronto, Canadá. Disponível em: https://dicasdocanada.
com.br/2016/11/o-que-fazer-no-inverno-em-toronto.html. Acesso em: 02/06/2020.
a) Compare as
principais características climáticas dos lugares retratados nas imagens acima
e liste, em seu caderno, as diferenças entre eles.
b) Algum dos lugares
retratados apresenta características climáticas semelhantes àquelas do lugar
onde você vive? Em caso positivo, quais são?
c) Na sua opinião,
por que há diferentes tipos de clima na Terra?
2 — Observe o mapa
abaixo e responda:
a) Observe a legenda do mapa, e em seu caderno, indique os
intervalos de altitudes que cada uma das cores representa.
b) Qual tom foi usado
para representar as áreas de maiores altitudes?
c) Pesquise, se possível, em quais cadeias de montanhas está
situado o pico mais elevado do mundo e o mais elevado da América.
3 — Observe a paisagem abaixo:
Cada letra na imagem diz respeito às principais formas de
relevo (montanha, planalto, depressão, planície e morro). Responda, em seu
caderno, direcionando a letra com a respectiva forma de relevo.
4 — Leia a frase
abaixo: “Estão acabando com a Floresta Amazônica. E eu com isso? Eu moro em
Minas Gerais”. Você concorda com essa frase? Por quê? Pesquise ou converse com
seus familiares sobre a importância da Floresta Amazônica para o planeta Terra.
5 — Observe a
ilustração e responda em seu caderno:
a) Qual o percentual de água salgada e de água doce no planeta
Terra?
b) Por que nem toda água doce da Terra está disponível para
consumo imediato?
SEMANA 2 UNIDADE(S)
TEMÁTICA(S): Natureza, ambientes e qualidade de vida. TEMA: PROBLEMAS URBANOS — DA PERIFERIA
AOS GRANDES CENTROS URBANOS DURAÇÃO:
Nessa semana você vai estudar os principais problemas no
âmbito social e ambiental que assolam as cidades. Esses problemas são agravados
com o crescimento das cidades de forma desordenada e pelo descaso do poder
público.
PROBLEMAS URBANOS O
processo de urbanização no Brasil, assim como nos países subdesenvolvidos e em
parte dos emergentes, vem acarretando uma série de problemas urbanos que
necessitam ser solucionados. Grande parte desses problemas é ocasionada por
fatores como a industrialização tardia e a rápida urbanização, que provocaram o
êxodo rural (pessoas saindo do campo em busca de trabalho nas cidades); o tipo
de desenvolvimento econômico, no qual a distribuição social da renda é
extremamente concentrada, gerando muitos bolsões de pobreza, principalmente nas
periferias das grandes cidades; e certo descaso do poder público — federal,
estadual e municipal —, que muitas vezes não investe adequadamente para
solucionar esses problemas. Principais problemas urbanos:
Programas de moradia popular A carência de moradias
populares é um dos graves problemas do Brasil atual. As cidades vêm aumentando
em número e população nos grandes e médios centros urbanos de modo
significativo desde a década de 1950. Algumas vezes, desocupa-se uma comunidade para
a construção de uma obra no terreno e parte da sua população é transferida para
conjuntos habitacionais construídos com recursos públicos. No entanto, outra
parte dessa população não é beneficiada pelo programa habitacional e precisa
arrumar uma forma de se manter na cidade, daí o aparecimento de novas
comunidades e o crescimento das já existentes. Essas moradias, na maioria das
vezes, são precárias, chamadas pelo IBGE de submoradias.
Transporte coletivo e infraestrutura urbana A carência e a
precariedade do transporte coletivo — ônibus, trens ou metrô — são outros dois
grandes problemas das metrópoles brasileiras, aliados à insuficiência da
infraestrutura urbana: água tratada e encanada, pavimentação de ruas,
iluminação e eletricidade, redes de esgoto e telefonia, etc. Embora a cada ano
aumente a área atendida por esses serviços, o rápido crescimento da mancha
urbana, ou área construída, torna-os sempre insuficientes.
Pesquisa divulgada em 2016 constatou que cerca da metade da
população brasileira não tem coleta de esgotos em suas residências e 35 milhões
de brasileiros não têm acesso à água tratada e encanada. Outro problema dos
centros urbanos é a especulação imobiliária — quando deixam um terreno sem uso,
num local estratégico na cidade, para que esse espaço vazio, ocioso, possa ser
vendido futuramente com um lucro bem maior.
Violência urbana Um
problema comum nas cidades do Brasil é a violência. Roubos e furtos,
sequestros, agressões, violência no trânsito, entre outros casos, são exemplos
de violência que ocorrem nos centros e também nas periferias das cidades.
Muitas vezes, a presença do poder público é precária ou quase ausente: o
policiamento e a iluminação de ruas e avenidas, por exemplo, são insuficientes
em diversos locais. Existem muitos fatores responsáveis pela multiplicação dos
crimes e da violência em nossa sociedade, como exemplos: lentidão do sistema
judiciário (que dificulta a aplicação da lei), desigualdade social e a ausência
de políticas públicas voltadas à geração de emprego e a distribuição de renda,
entre outros.
Problemas ambientais
urbanos As cidades, especialmente as grandes e médias, concentram vários
problemas ambientais: poluição do ar pelos veículos ou pelas fábricas, poluição
sonora, poluição visual, poluição das águas e dos rios, córregos e lagos que
cortam a área urbana ou localizadas no seu entorno, excesso de lixo, que na
maioria das cidades brasileiras não é reciclado ou descartado de modo
apropriado, etc.
SAIBA MAIS... Assista
ao vídeo “Aprendendo com Videoaulas: Geografia: PROBLEMAS AMBIENTAIS” URBANOS,
disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dE7WUFKQgp8. Nele você irá
aprofundar seus conhecimentos sobre os principais problemas ambientais das
cidades. https://www.youtube.com/watch?v=dE7WUFKQgp8
ATIVIDADES Agora é
hora de testar seus conhecimentos. Lembre-se de que as pesquisas e consultas
são permitidas e bem-vindas para que você realize com sucesso as atividades.
Mãos à obra!!!!
1 — Observe a charge
e responda em seu caderno:
a) Qual a relação entre a charge e o que foi estudado nesta
semana? O que é o direito à moradia?
b) Você consegue perceber alguns dos problemas relacionados à
charge em seu município? Quais?
c) Em sua opinião, como esses problemas podem ser
resolvidos?
2 — Na sua localidade
há equipamentos públicos — nas ruas e praças, no transporte coletivo, nos
edifícios — voltados para as necessidades das pessoas com deficiência? Eles são
suficientes? Por quê?
3 — Conforme o IBGE,
aglomerados subnormais são assentamentos irregulares conhecidos por diversos
nomes de acordo com a região, como cidades informais, favelas ou aglomerados
urbanos. Observe o mapa e responda em seu caderno: Elaborado pelo IBGE.
Disponível em:
https://censo2010.ibge.gov.br/apps/atlas>. Acesso em: 03/06/2020.
a) Quais são as regiões metropolitanas onde a presença dos
aglomerados subnormais é significativa? Explique.
b) Do ponto de vista da distribuição dos aglomerados
subnormais no espaço geográfico brasileiro, algo chamou a sua atenção? O quê?
Por quê?
c) Em sua opinião, a falta de políticas públicas para o
setor de habitação contribui para a existência dos aglomerados subnormais?
Justifique.
4 — As grandes e médias cidades geralmente são mais poluídas
que as pequenas cidades e o meio rural. Por que isso acontece? Responda em seu
caderno.
5 — Sobre o lixo do seu município, pesquise ou converse com
seus familiares: a) Onde o poder público descarta o lixo que sai da sua
residência?
b) Na sua cidade tem coleta seletiva? Se sim, relate o
processo de coleta e destino final do reciclado.
c) Qual a importância
da atividade dos catadores de lixo?
PESQUISE A ASSECRUZ ( ASSOCIAÇÃO DE
CATADORES DE RECICLÁVEIS DE CRUZÍLIA ) - https://www.facebook.com/1750026351693740/photos/a.1750026525027056/1750026411693734/
SEMANA 3 UNIDADE(S)
TEMÁTICA(S): Natureza, ambientes e qualidade de vida.
TEMA: AS DESIGUALDADES SOCIAIS E A ALTERAÇÃO DAS PAISAGENS
PAISAGEM E DESIGUALDADE SOCIAL As paisagens nos mostram as
desigualdades existentes numa sociedade. Por exemplo, numa mesma cidade
podem-se notar bairros com residências amplas e luxuosas ao lado de comunidades
com moradias precárias, onde muitas vezes várias famílias ocupam um espaço
reduzido.
Em resumo, as paisagens — como todo o espaço geográfico —
refletem a sociedade que as ocupa, que as construiu ou as modificou.
Sociedades
tradicionais com tecnologia rudimentar produzem poucas modificações na natureza
da área onde vivem. Essas sociedades, que se utilizam do que a natureza oferece
para sua provisão, costumam ser sustentáveis, e também constroem um espaço
ocupado em que as desigualdades sociais não são evidentes.
Já a sociedade moderna e industrial, com suas técnicas e
tecnologia, possui equipamentos que promovem grandes transformações, como
tratores, motosserras, escavadeiras, dinamites, materiais de construção
diversificados, etc. Essa sociedade produz paisagens nas quais a natureza foi e
continua sendo constantemente modificada. Muitas vezes, nessas paisagens, as
desigualdades sociais são mais visíveis.
SAIBA MAIS... Assista
ao vídeo “Desigualdade Social no Brasil” disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=Xjo2E5RCuUA. No vídeo animado, você conhecerá
mais exemplos sobre a desigualdade social brasileira e as alterações nas
paisagens que ela provoca. https://www.youtube.com/watch?v=Xjo2E5RCuUA
ATIVIDADES Agora é
hora de testar seus conhecimentos.
1 — Lembre-se dos lugares por onde você costuma passar no
seu dia a dia para responder, em seu caderno, às questões a) Você percebe, em
algum desses lugares, elementos que demonstram desigualdade social? Explique.
b) Descreva a paisagem do lugar que você citou na resposta
a. Cite o maior número de elementos que você observa no lugar.
Observe a charge para responder as ATIVIDADES 2 e 3.
Disponível em:
http://www.arionaurocartuns.com.br/2016/06/charge-desigualdade-social.html.
Acesso em: 03/06/2020.
2 — Na charge, é
possível observar dois cenários, um no primeiro horizonte e outro atrás, num
segundo horizonte. Relate as diferenças entre as duas paisagens da charge.
3 — Em sua opinião, por que a criança tem esse “desejo”?
Quais fatores explicam a situação retratada na charge?
4 — Observe o mapa e
responda, em seu caderno, às questões: Elaborado pelo IBGE. Disponível em:
https://censo2010.ibge.gov.br/apps/atlas>. Acesso em: 03/06/2020.
O espaço geográfico,
como também as paisagens, pode revelar as desigualdades sociais. O mapa mostra
os estados brasileiros pelo rendimento médio das pessoas.
Quais as unidades de federação ( ESTADOS ) com maiores rendimentos médios? E quais com os
menores rendimentos?
5 — Observe o grafite e responda em seu caderno:
O grafite é uma forma
de expressão de arte urbana. Consiste na pintura de muros, fachadas e edifícios
a fim de transmitir uma mensagem.
Qual a mensagem que o grafiteiro brasileiro Kobra transmite
nessa imagem acima? Você já viu outros grafites? Que temas abordavam?
SEMANA 4 TEMA: REFORMA AGRÁRIA — A LUTA PELA TERRA DURAÇÃO:
Nessa semana você conhecerá a luta pela reorganização do espaço rural, visando
à distribuição de terras de forma mais igualitária.
. REFORMA AGRÁRIA Desde os anos 1950 se discute, no Brasil,
a reforma agrária, que consiste na ideia de reorganização das propriedades do
meio rural, visando à distribuição mais igualitária da terra. Pode-se dizer que
a reforma agrária visa à mudança na estrutura fundiária do país, efetuada pelo
Estado, com a desapropriação de grandes fazendas improdutivas e a distribuição
de lotes de terras a famílias camponesas. Essa política já foi adotada em
vários países, como o Japão e a Coreia do Sul. Nos Estados Unidos, país que possui
a maior produção agropecuária do mundo, predominam de forma absoluta as
propriedades familiares, e não os latifúndios.
Apesar de intensamente discutida e de terem sido criados
órgãos governamentais que deveriam implementá-la, como o Instituto Nacional de
Colonização e Reforma Agrária (Incra), a reforma agrária nunca foi amplamente
executada no Brasil e se deu apenas de forma parcial.
A evidência da falta de ampla reforma agrária encontra-se na
persistência — e até agravamento — da enorme concentração na propriedade
fundiária.
A realização da reforma agrária no Brasil é lenta porque
existem inúmeros obstáculos como: fortes interesses contrários dos grandes
proprietários rurais, dificuldades jurídicas, corrupção e o alto custo de
manutenção dos assentados para o governo.
Uma reforma agrária bem feita não se resume apenas em
desapropriar terras improdutivas e distribuí-las aos trabalhadores, é preciso
haver um financiamento com juros baixíssimos para a compra de adubos, sementes,
máquinas e outras coisas. Por falta dessas condições, vários projetos de
reforma agrária fracassaram no Brasil.
ATIVIDADES
1 — Escreva, no seu caderno, com suas palavras, o que é
Reforma Agrária. Quais benefícios a reforma agrária traz para a sociedade?
2 — No Brasil, a
reforma agrária nunca foi plenamente realizada. Cite os principais fatores que
impedem a sua realização.
3 — Observe o mapa da distribuição de terras no Brasil e
responda em seu caderno:
4 — Observe o selo de
Identificação da Participação da Agricultura Familiar (SIPAF) e responda, em
seu caderno à questão:
Qual a participação da agricultura familiar no seu
município? Sua família faz parte desse projeto? Conte sua experiência.
PESQUISE NO SITE DA PREFEITURA MUNICIPAL , NO SITE EMATER,
NO FACEBOOK ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE CRUZÍLIA (EFAC ) , SITE DO ESTADO MINAS
GERAIS PARTE AGRICULTURA E PECUÁRIA.
www.agricultura.mg.gov.br , www.schoolandcollegelistings.com/BR/Cruzilha.. www.cruzilia.mg.gov.br
REFERÊNCIAS PAULA, Marcelo Morais; RAMA, Maria Angela Gomes;
PINESSO, Denise Cristina Christov. Geografia espaço & interação: 6º ano:
ensino fundamental. — 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. VESENTINI, J. William;
VLACH, Vânia. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, anos finais. — 3ª
ed. São Paulo: Ática, 2018. VESENTINI, J. William; VLACH, Vânia. Teláris Geografia,
7º ano: ensino fundamental, anos finais. — 3ª ed. São Paulo: Ática, 2018.
Caro estudante, cara
estudante! Estamos finalizando mais uma etapa de atividades. Esperamos que você
tenha tido êxito nas suas conquistas diárias.
Para comemorar esse
momento, que tal plantar uma árvore frutífera?
Guarde sementes dos
alimentos que você consome no dia a dia e com o apoio da sua família, plante-as
num local para que possa germinar e dar frutos.
Pesquise em Cruzília os
grupos e entidades que prestam ações socioambientais para minimizar os
problemas ambientais urbanos e rurais
Secretaria de meio
ambiente de Cruzília. CODEMA (CONSELHO
MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE ) www.cruzilia.mg.gov.br/site/index.php/meio-ambiente-ind-agro
Pastoral da Ecologia de
Cruzília
www.facebook.com/2016cruziliaecologia e www.facebook.com/groups/505283769544064
Grupo ecológico GAIA 21
, Escola Estadual Monsenhor João Câncio www.facebook.com/eemjc/posts
Assecruz Cruzília ,
Emater Cruzília
Viveiro de mudas Escola
Família agrícola
SEMANA 1 : BIODIVERSIDADE E CICLO HIDROLÓGICO.
Nessa
semana você vai estudar os impactos do clima, do relevo, da vegetação e da
hidrografia nas alterações das paisagens na atualidade, além de descobrir como
o ser humano acelera esse processo
SEMANA 2 : PROBLEMAS URBANOS — DA PERIFERIA AOS
GRANDES CENTROS URBANOS DURAÇÃO:
Nessa semana você vai estudar os
principais problemas no âmbito social e ambiental que assolam as cidades. Esses
problemas são agravados com o crescimento das cidades de forma desordenada e
pelo descaso do poder público.
SEMANA 3 : DESIGUALDADES SOCIAIS E A
ALTERAÇÃO DAS PAISAGENS
Nessa semana você vai estudar as
paisagens nos mostram as desigualdades existentes numa sociedade. bairros com
residências amplas e luxuosas ao lado de comunidades com moradias precárias
SEMANA 4 TEMA: REFORMA AGRÁRIA — A
LUTA PELA TERRA DURAÇÃO:
Nessa semana você conhecerá a luta pela reorganização do
espaço rural, visando à distribuição de terras de forma mais igualitária.
08/07/2020 CORREÇÃO DAS ATIVIDADES
c) Cite algum trecho musical ou faça um pequeno poema de alguma característica marcante que destaca a sua mesorregião mineira.
4 — Defina, com suas palavras, qual é a importância dos critérios para fazer uma regionalização.
A Regionalização está relaciona a divisão geográfica de pessoas de acordo com suas características. Os critérios envolvidos na separação são, basicamente, as semelhanças ou diferenças entre cada população. Essa reorganização regional é atribuída não só a um estado, ou país, mas também ao mundo.
AULA 3 - VAMOS REGIONALIZAR CRUZÍLIA
5 — Você conhece o lugar onde mora? Lembre-se, para regionalizar (dividir) temos que conhecer muito bem onde pretendemos fazer essa divisão.
a)Como sua cidade costuma ser regionalizada?
b) E como você a regionalizaria usando outros critérios?
OBSERVE NA PLANTA DE CRUZÍLIA , QUAIS OS BAIRROS ?
... O que é Região? J. W. Vesentini Vânia Vlach
b) Qual paisagem poderia ser atribuída a uma região com tradições mineiras preservadas? Justifique. c) Onde você mora se assemelha mais a primeira ou segunda paisagem? Qual semelhança pode ser destacada?
2 — Leia o texto, observe o mapa e responda: Mesorregiões e microrregiões (IBGE) O Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) divide Minas Gerais em 12 mesorregiões e 66 microrregiões. De acordo com o órgão, este sistema de divisão tem aplicações importantes na elaboração de políticas públicas e no subsídio ao sistema de decisões quanto à localização de atividades econômicas, sociais e tributárias. Contribuem também, para as atividades de planejamento, estudos e identificação das estruturas espaciais de regiões metropolitanas e outras formas de aglomerações urbanas e rurais. As 12 mesorregiões estabelecidas pelo IBGE para Minas Gerais são as seguintes: Noroeste de Minas, Norte de Minas, Jequitinhonha, Vale do Mucuri, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Central Mineira, Metropolitana de Belo Horizonte, Vale do Rio Doce, Oeste de Minas, Sul e Sudoeste de Minas, Campos das Vertentes e Zona da Mata. Texto e mapa disponíveis em https://www.mg.gov.br/conteudo/conheca-minas/geografia/localizacao-geografica. Acesso em: 07/05/2020 44 Disponível em: https://www.mg.gov.br. Acesso em: 07/05/2020
a) Seu município pertence a qual mesorregião mineira?
b) Quais são as mesorregiões que fazem limite com a mesorregião do seu município?
c) Cite algum trecho musical ou faça um pequeno poema de alguma característica marcante que destaca a sua mesorregião mineira.
3— Observe a tirinha: Tirinha. Disponível em: exercicios.mundoeducacao.uol.com.br. Acesso em:
07/05/2020
Nossa regionalidade mineira pode ser exemplificada pelo nosso modo de falar. Através da leitura e interpretação da tirinha acima, elabore uma tirinha com outro exemplo que demonstre a nossa mineiridade.
4 — Defina, com suas palavras, qual é a importância dos critérios para fazer uma regionalização.
AULA 3 - VAMOS REGIONALIZAR CRUZÍLIA
5 — Você conhece o lugar onde mora? Lembre-se, para regionalizar (dividir) temos que conhecer muito bem onde pretendemos fazer essa divisão.
a)Como sua cidade costuma ser regionalizada?
b) E como você a regionalizaria usando outros critérios?
OBSERVE NA PLANTA DE CRUZÍLIA , QUAIS OS BAIRROS ?
VAMOS OBSERVAR CRUZÍLIA PELO GOOGLE EARTH
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