AULA 6º INT / 6º R

SEMANA 1 UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Natureza, ambientes e qualidade de vida.

OBJETO DE CONHECIMENTO: Biodiversidade e ciclo hidrológico.

HABILIDADE(S): (EF06GE11X) Identificar e analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais e populacionais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo. CONTEÚDOS RELACIONADOS: Os componentes físicos (clima, relevo, vegetação e hidrografia) e a ocupação das paisagens. TEMA: OS COMPONENTES FÍSICOS E A TRANSFORMAÇÃO DA PAISAGEM.

DURAÇÃO: 2h40 (3 horas/aula) Caro estudante, cara estudante! Nessa semana você vai estudar os impactos do clima, do relevo, da vegetação e da hidrografia nas alterações das paisagens na atualidade, além de descobrir como o ser humano acelera esse processo. Bom estudo!!! FIQUE POR DENTRO DOS CONCEITOS...

 Clima: dinâmica natural e ação humana Muitas vezes as pessoas confundem os conceitos de tempo atmosférico e clima. Apesar de estarem relacionados, eles têm significados diferentes. O tempo atmosférico refere-se às condições momentâneas da atmosfera verificadas em determinado lugar, ao passo que o clima está relacionado às mudanças do tempo atmosférico durante um longo período.

Para caracterizar o clima de um município, região ou país, os meteorologistas observam e  estudam as condições do tempo atmosférico durante 30 anos seguidos. No decorrer desse tempo são analisadas as variações de temperatura, umidade do ar, ventos e quantidade de precipitação. Existem vários tipos de climas, como por exemplo, climas quentes, em que as médias de temperatura são elevadas ao longo do ano; e climas frios, em que as médias são baixas. Quanto à umidade, há climas mais úmidos, com maior ocorrência de chuvas e climas mais secos, onde a chuva é escassa.

 

Relevo  As diversas formas da superfície terrestre constituem um dos aspectos que diferenciam as paisagens. O conjunto de formas existentes no planeta Terra recebe o nome de relevo. Às vezes, é difícil visualizar e identificar as formas do relevo nas cidades, em razão da presença de prédios e de outras construções. Ao andar pelas ruas, podemos perceber se os terrenos são planos ou irregulares, observando a presença ou a ausência de subidas ou descidas, além das formas que se destacam, como morros e vales. As principais formas de relevo são: Planícies: terrenos relativamente planos, formados pela deposição, ou seja, pelo acúmulo de sedimentos que vêm de terrenos mais altos; Planaltos: superfícies bastante erodidas, ou seja, desgastadas pelo vento e pelas águas. Podem ser formados por chapadas e serras; Depressões: superfícies planas bastante desgastadas com altitudes mais baixas. Podem ser relativas (quando estão rebaixadas em relação ao entorno) ou absolutas (quando estão abaixo do nível do mar). Montanhas: são formas com altitudes elevadas e bastante inclinadas que se originaram pelo movimento das placas tectônicas ou atividade vulcânica. Principais formações vegetais Além das florestas, existem outros tipos de formações vegetais no Brasil e no mundo. O mapa a seguir representa as formações vegetais originais e, portanto, não considera o desmatamento provocado pelas ações humanas, expansão das cidades, extração de madeira, atividades agropecuárias, entre outras.

Hidrografia — “Terra, Planeta Água” “Terra, Planeta Água” é um dos versos de uma música do início da década de 1980. Até hoje essa canção é muito lembrada quando o tema é a importância da água e da preservação desse recurso natural. Muitas vezes se diz que a Terra poderia ser chamada de “Planeta Água”, como na música, porque 70% da superfície terrestre é coberta por água. A porção restante corresponde às terras emersas (continentes e ilhas). De toda a água que existe na Terra, apenas uma pequena parcela corresponde às águas doces e está disponível para o consumo imediato. A maior parte, quase a totalidade, corresponde às águas salgadas.

 

 

 

Mundo: formações vegetais

SAIBA MAIS... Assista aos vídeos:“Aprendendo com Videoaulas: Geografia: Vegetação”, disponível em: https:// www.youtube.com/watch?v=qeXwjGBzd6w&t=27s e “Aprendendo com Videoaulas: Geografia: Relevo e Hidrografia”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iZf39fgFFZU&t=13s. Neles você verá mais exemplos sobre esses conceitos estudados acima.

https://www.youtube.com/watch?v=qeXwjGBzd6w 

https://www.youtube.com/watch?v=iZf39fgFFZU

https://www.youtube.com/watch?v=wfrrrzdAEt8

 

ATIVIDADES Agora é hora de testar seus conhecimentos. Lembre-se de que as pesquisas e consultas são permitidas e bem-vindas para que você realize com sucesso as atividades. Mãos à obra!!!

1 — Observe as imagens abaixo e responda: Copabacana, Rio de Janeiro. Disponível em: https:// copacabana.com/praia-de-copacabana. Acesso em: 02/06/2020. Toronto, Canadá. Disponível em: https://dicasdocanada. com.br/2016/11/o-que-fazer-no-inverno-em-toronto.html. Acesso em: 02/06/2020.

 a) Compare as principais características climáticas dos lugares retratados nas imagens acima e liste, em seu caderno, as diferenças entre eles.

 b) Algum dos lugares retratados apresenta características climáticas semelhantes àquelas do lugar onde você vive? Em caso positivo, quais são?

 c) Na sua opinião, por que há diferentes tipos de clima na Terra?

 

 2 — Observe o mapa abaixo e responda:

a) Observe a legenda do mapa, e em seu caderno, indique os intervalos de altitudes que cada uma das cores representa.

 b) Qual tom foi usado para representar as áreas de maiores altitudes?

c) Pesquise, se possível, em quais cadeias de montanhas está situado o pico mais elevado do mundo e o mais elevado da América.

3 — Observe a paisagem abaixo:

Cada letra na imagem diz respeito às principais formas de relevo (montanha, planalto, depressão, planície e morro). Responda, em seu caderno, direcionando a letra com a respectiva forma de relevo.

 4 — Leia a frase abaixo: “Estão acabando com a Floresta Amazônica. E eu com isso? Eu moro em Minas Gerais”. Você concorda com essa frase? Por quê? Pesquise ou converse com seus familiares sobre a importância da Floresta Amazônica para o planeta Terra.

 5 — Observe a ilustração e responda em seu caderno:

a) Qual o percentual de água salgada e de água doce no planeta Terra?

b) Por que nem toda água doce da Terra está disponível para consumo imediato?

 

 

 

 

 SEMANA 2 UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Natureza, ambientes e qualidade de vida.                                                                                                 TEMA: PROBLEMAS URBANOS — DA PERIFERIA AOS GRANDES CENTROS URBANOS DURAÇÃO:

Nessa semana você vai estudar os principais problemas no âmbito social e ambiental que assolam as cidades. Esses problemas são agravados com o crescimento das cidades de forma desordenada e pelo descaso do poder público.

PROBLEMAS URBANOS  O processo de urbanização no Brasil, assim como nos países subdesenvolvidos e em parte dos emergentes, vem acarretando uma série de problemas urbanos que necessitam ser solucionados. Grande parte desses problemas é ocasionada por fatores como a industrialização tardia e a rápida urbanização, que provocaram o êxodo rural (pessoas saindo do campo em busca de trabalho nas cidades); o tipo de desenvolvimento econômico, no qual a distribuição social da renda é extremamente concentrada, gerando muitos bolsões de pobreza, principalmente nas periferias das grandes cidades; e certo descaso do poder público — federal, estadual e municipal —, que muitas vezes não investe adequadamente para solucionar esses problemas. Principais problemas urbanos:

Programas de moradia popular A carência de moradias populares é um dos graves problemas do Brasil atual. As cidades vêm aumentando em número e população nos grandes e médios centros urbanos de modo significativo desde  a década de 1950.  Algumas vezes, desocupa-se uma comunidade para a construção de uma obra no terreno e parte da sua população é transferida para conjuntos habitacionais construídos com recursos públicos. No entanto, outra parte dessa população não é beneficiada pelo programa habitacional e precisa arrumar uma forma de se manter na cidade, daí o aparecimento de novas comunidades e o crescimento das já existentes. Essas moradias, na maioria das vezes, são precárias, chamadas pelo IBGE de submoradias.

Transporte coletivo e infraestrutura urbana A carência e a precariedade do transporte coletivo — ônibus, trens ou metrô — são outros dois grandes problemas das metrópoles brasileiras, aliados à insuficiência da infraestrutura urbana: água tratada e encanada, pavimentação de ruas, iluminação e eletricidade, redes de esgoto e telefonia, etc. Embora a cada ano aumente a área atendida por esses serviços, o rápido crescimento da mancha urbana, ou área construída, torna-os sempre insuficientes.

Pesquisa divulgada em 2016 constatou que cerca da metade da população brasileira não tem coleta de esgotos em suas residências e 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água tratada e encanada. Outro problema dos centros urbanos é a especulação imobiliária — quando deixam um terreno sem uso, num local estratégico na cidade, para que esse espaço vazio, ocioso, possa ser vendido futuramente com um lucro bem maior.

 Violência urbana Um problema comum nas cidades do Brasil é a violência. Roubos e furtos, sequestros, agressões, violência no trânsito, entre outros casos, são exemplos de violência que ocorrem nos centros e também nas periferias das cidades. Muitas vezes, a presença do poder público é precária ou quase ausente: o policiamento e a iluminação de ruas e avenidas, por exemplo, são insuficientes em diversos locais. Existem muitos fatores responsáveis pela multiplicação dos crimes e da violência em nossa sociedade, como exemplos: lentidão do sistema judiciário (que dificulta a aplicação da lei), desigualdade social e a ausência de políticas públicas voltadas à geração de emprego e a distribuição de renda, entre outros.

 Problemas ambientais urbanos As cidades, especialmente as grandes e médias, concentram vários problemas ambientais: poluição do ar pelos veículos ou pelas fábricas, poluição sonora, poluição visual, poluição das águas e dos rios, córregos e lagos que cortam a área urbana ou localizadas no seu entorno, excesso de lixo, que na maioria das cidades brasileiras não é reciclado ou descartado de modo apropriado, etc.

 SAIBA MAIS... Assista ao vídeo “Aprendendo com Videoaulas: Geografia: PROBLEMAS AMBIENTAIS” URBANOS, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dE7WUFKQgp8. Nele você irá aprofundar seus conhecimentos sobre os principais problemas ambientais das cidades.   https://www.youtube.com/watch?v=dE7WUFKQgp8

 ATIVIDADES Agora é hora de testar seus conhecimentos. Lembre-se de que as pesquisas e consultas são permitidas e bem-vindas para que você realize com sucesso as atividades. Mãos à obra!!!!

 1 — Observe a charge e responda em seu caderno:

a) Qual a relação entre a charge e o que foi estudado nesta semana? O que é o direito à moradia?

 

b) Você consegue perceber alguns dos problemas relacionados à charge em seu município? Quais?

 

c) Em sua opinião, como esses problemas podem ser resolvidos?

 

 2 — Na sua localidade há equipamentos públicos — nas ruas e praças, no transporte coletivo, nos edifícios — voltados para as necessidades das pessoas com deficiência? Eles são suficientes? Por quê?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 3 — Conforme o IBGE, aglomerados subnormais são assentamentos irregulares conhecidos por diversos nomes de acordo com a região, como cidades informais, favelas ou aglomerados urbanos. Observe o mapa e responda em seu caderno: Elaborado pelo IBGE.

 Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br/apps/atlas>. Acesso em: 03/06/2020.

a) Quais são as regiões metropolitanas onde a presença dos aglomerados subnormais é significativa? Explique.

 

b) Do ponto de vista da distribuição dos aglomerados subnormais no espaço geográfico brasileiro, algo chamou a sua atenção? O quê? Por quê?

 

c) Em sua opinião, a falta de políticas públicas para o setor de habitação contribui para a existência dos aglomerados subnormais? Justifique.

 

4 — As grandes e médias cidades geralmente são mais poluídas que as pequenas cidades e o meio rural. Por que isso acontece? Responda em seu caderno.

5 — Sobre o lixo do seu município, pesquise ou converse com seus familiares: a) Onde o poder público descarta o lixo que sai da sua residência?

b) Na sua cidade tem coleta seletiva? Se sim, relate o processo de coleta e destino final do reciclado.

 c) Qual a importância da atividade dos catadores de lixo?

PESQUISE A ASSECRUZ ( ASSOCIAÇÃO DE CATADORES DE RECICLÁVEIS DE CRUZÍLIA ) - https://www.facebook.com/1750026351693740/photos/a.1750026525027056/1750026411693734/

 

 SEMANA 3 UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Natureza, ambientes e qualidade de vida.

TEMA: AS DESIGUALDADES SOCIAIS E A ALTERAÇÃO DAS PAISAGENS

PAISAGEM E DESIGUALDADE SOCIAL As paisagens nos mostram as desigualdades existentes numa sociedade. Por exemplo, numa mesma cidade podem-se notar bairros com residências amplas e luxuosas ao lado de comunidades com moradias precárias, onde muitas vezes várias famílias ocupam um espaço reduzido.

Em resumo, as paisagens — como todo o espaço geográfico — refletem a sociedade que as ocupa, que as construiu ou as modificou.

 Sociedades tradicionais com tecnologia rudimentar produzem poucas modificações na natureza da área onde vivem. Essas sociedades, que se utilizam do que a natureza oferece para sua provisão, costumam ser sustentáveis, e também constroem um espaço ocupado em que as desigualdades sociais não são evidentes.

Já a sociedade moderna e industrial, com suas técnicas e tecnologia, possui equipamentos que promovem grandes transformações, como tratores, motosserras, escavadeiras, dinamites, materiais de construção diversificados, etc. Essa sociedade produz paisagens nas quais a natureza foi e continua sendo constantemente modificada. Muitas vezes, nessas paisagens, as desigualdades sociais são mais visíveis.

 SAIBA MAIS... Assista ao vídeo “Desigualdade Social no Brasil” disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Xjo2E5RCuUA. No vídeo animado, você conhecerá mais exemplos sobre a desigualdade social brasileira e as alterações nas paisagens que ela provoca. https://www.youtube.com/watch?v=Xjo2E5RCuUA

 ATIVIDADES Agora é hora de testar seus conhecimentos.

1 — Lembre-se dos lugares por onde você costuma passar no seu dia a dia para responder, em seu caderno, às questões a) Você percebe, em algum desses lugares, elementos que demonstram desigualdade social? Explique.

 

b) Descreva a paisagem do lugar que você citou na resposta a. Cite o maior número de elementos que você observa no lugar.

Observe a charge para responder as ATIVIDADES 2 e 3. Disponível em: http://www.arionaurocartuns.com.br/2016/06/charge-desigualdade-social.html. Acesso em: 03/06/2020.

 2 — Na charge, é possível observar dois cenários, um no primeiro horizonte e outro atrás, num segundo horizonte. Relate as diferenças entre as duas paisagens da charge.

3 — Em sua opinião, por que a criança tem esse “desejo”? Quais fatores explicam a situação retratada na charge?

 4 — Observe o mapa e responda, em seu caderno, às questões: Elaborado pelo IBGE. Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br/apps/atlas>. Acesso em: 03/06/2020.

 O espaço geográfico, como também as paisagens, pode revelar as desigualdades sociais. O mapa mostra os estados brasileiros pelo rendimento médio das pessoas.

Quais as unidades de federação ( ESTADOS )  com maiores rendimentos médios? E quais com os menores rendimentos?

 

5 — Observe o grafite e responda em seu caderno:

 Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/04/06/kobra-cria-mural-em-memoria-das-vitimas-do-coronavirus-eanuncia-leilao-de-obras-para-ajudar-moradores-de-rua-de-sp.ghtml. Acesso em: 03/06/2020

 O grafite é uma forma de expressão de arte urbana. Consiste na pintura de muros, fachadas e edifícios a fim de transmitir uma mensagem.

 

Qual a mensagem que o grafiteiro brasileiro Kobra transmite nessa imagem acima? Você já viu outros grafites? Que temas abordavam?

 

 

 

 

 

 

SEMANA 4 TEMA: REFORMA AGRÁRIA — A LUTA PELA TERRA DURAÇÃO: Nessa semana você conhecerá a luta pela reorganização do espaço rural, visando à distribuição de terras de forma mais igualitária.

. REFORMA AGRÁRIA Desde os anos 1950 se discute, no Brasil, a reforma agrária, que consiste na ideia de reorganização das propriedades do meio rural, visando à distribuição mais igualitária da terra. Pode-se dizer que a reforma agrária visa à mudança na estrutura fundiária do país, efetuada pelo Estado, com a desapropriação de grandes fazendas improdutivas e a distribuição de lotes de terras a famílias camponesas. Essa política já foi adotada em vários países, como o Japão e a Coreia do Sul. Nos Estados Unidos, país que possui a maior produção agropecuária do mundo, predominam de forma absoluta as propriedades familiares, e não os latifúndios.

Apesar de intensamente discutida e de terem sido criados órgãos governamentais que deveriam implementá-la, como o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a reforma agrária nunca foi amplamente executada no Brasil e se deu apenas de forma parcial.

A evidência da falta de ampla reforma agrária encontra-se na persistência — e até agravamento — da enorme concentração na propriedade fundiária.

A realização da reforma agrária no Brasil é lenta porque existem inúmeros obstáculos como: fortes interesses contrários dos grandes proprietários rurais, dificuldades jurídicas, corrupção e o alto custo de manutenção dos assentados para o governo.

Uma reforma agrária bem feita não se resume apenas em desapropriar terras improdutivas e distribuí-las aos trabalhadores, é preciso haver um financiamento com juros baixíssimos para a compra de adubos, sementes, máquinas e outras coisas. Por falta dessas condições, vários projetos de reforma agrária fracassaram no Brasil.

 ATIVIDADES

1 — Escreva, no seu caderno, com suas palavras, o que é Reforma Agrária. Quais benefícios a reforma agrária traz para a sociedade?

 2 — No Brasil, a reforma agrária nunca foi plenamente realizada. Cite os principais fatores que impedem a sua realização.

 

3 — Observe o mapa da distribuição de terras no Brasil e responda em seu caderno:

 

 4 — Observe o selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (SIPAF) e responda, em seu caderno à questão:

                                                              Disponível em: https://respostas.sebrae.com.br/cartilha-ensina-sobre-selo-da-agricultura-familiar/. Acesso em: 10/06/2020.

Qual a participação da agricultura familiar no seu município? Sua família faz parte desse projeto? Conte sua experiência. 

PESQUISE NO SITE DA PREFEITURA MUNICIPAL , NO SITE EMATER, NO FACEBOOK ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE CRUZÍLIA (EFAC ) , SITE DO ESTADO MINAS GERAIS PARTE AGRICULTURA E PECUÁRIA.

www.agricultura.mg.gov.br     , www.schoolandcollegelistings.com/BR/Cruzilha.. www.cruzilia.mg.gov.br

REFERÊNCIAS PAULA, Marcelo Morais; RAMA, Maria Angela Gomes; PINESSO, Denise Cristina Christov. Geografia espaço & interação: 6º ano: ensino fundamental. — 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. VESENTINI, J. William; VLACH, Vânia. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, anos finais. — 3ª ed. São Paulo: Ática, 2018. VESENTINI, J. William; VLACH, Vânia. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, anos finais. — 3ª ed. São Paulo: Ática, 2018.

 Caro estudante, cara estudante! Estamos finalizando mais uma etapa de atividades. Esperamos que você tenha tido êxito nas suas conquistas diárias.

Para comemorar esse momento, que tal plantar uma árvore frutífera?

Guarde sementes dos alimentos que você consome no dia a dia e com o apoio da sua família, plante-as num local para que possa germinar e dar frutos.

Pesquise em Cruzília os grupos e entidades que prestam ações socioambientais para minimizar os problemas ambientais urbanos e rurais

Secretaria de meio ambiente de Cruzília.   CODEMA (CONSELHO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE )  www.cruzilia.mg.gov.br/site/index.php/meio-ambiente-ind-agro

Pastoral da Ecologia de Cruzília 

 www.facebook.com/2016cruziliaecologia   e www.facebook.com/groups/505283769544064

Grupo ecológico GAIA 21 ,  Escola Estadual Monsenhor João Câncio www.facebook.com/eemjc/posts

Assecruz Cruzília    ,   

Emater Cruzília 

Viveiro de mudas Escola Família agrícola

 

 SEMANA 1  : BIODIVERSIDADE E CICLO HIDROLÓGICO.

Nessa semana você vai estudar os impactos do clima, do relevo, da vegetação e da hidrografia nas alterações das paisagens na atualidade, além de descobrir como o ser humano acelera esse processo

SEMANA 2  : PROBLEMAS URBANOS — DA PERIFERIA AOS GRANDES CENTROS URBANOS DURAÇÃO:

Nessa semana você vai estudar os principais problemas no âmbito social e ambiental que assolam as cidades. Esses problemas são agravados com o crescimento das cidades de forma desordenada e pelo descaso do poder público.

SEMANA 3 : DESIGUALDADES SOCIAIS E A ALTERAÇÃO DAS PAISAGENS

Nessa semana você vai estudar as paisagens nos mostram as desigualdades existentes numa sociedade. bairros com residências amplas e luxuosas ao lado de comunidades com moradias precárias

SEMANA 4 TEMA: REFORMA AGRÁRIA — A LUTA PELA TERRA DURAÇÃO:

 Nessa semana você conhecerá a luta pela reorganização do espaço rural, visando à distribuição de terras de forma mais igualitária.

 



_____________________________________________________________________------------------
SEMANA 4  - 20 A 26 JULHO 2020

SEMANA 4 UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Mundo do Trabalho OBJETO DE CONHECIMENTO: Transformações das paisagens naturais e antrópicas 
HABILIDADE(S): (EF06GE07X) Explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades, enfatizando as transformações do espaço percebido. CONTEÚDOS RELACIONADOS: Cidade: Conceito de urbanidade; Locais de lazer trabalho e convivência; Cidade: Urbanidade; Relações sociais; Espaços Públicos e Privados (shopping, cinemas, teatros, praças, academias, etc.); Espaços privados de uso público; Cidade: Transformações do urbano. INTERDISCIPLINARIDADE: História (EF06HI02) Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas. (EF06HI05) Descrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos indígenas originários e povos africanos, e discutir a natureza e a lógica das transformações ocorridas. (EF06HI06) Identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano. Arte (EF69AR24P6). Reconhecer e apreciar artistas e grupos de teatro brasileiros (locais e regionais) de diferentes épocas. (EF69AR31P6) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social e cultural. (EF69AR02P6) Pesquisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço e associando-os à cultura local. Ensino Religioso (EF06ER01X) Reconhecer o papel e a função da tradição escrita na preservação de memórias, acontecimentos e ensinamentos culturais e religiosos.

 55 TEMA: CIDADES: CARACTERÍSTICAS E TRANSFORMAÇÕES                            
2h40 (3 horas/aula) Caro(a) estudante! Nessa semana você vai conhecer a definição de cidade e suas particularidades. Todos moram ou já foram em alguma cidade, certo? Você já parou para pensar nos pontos positivos e negativos desse aglomerado urbano? Bom estudo!!! FIQUE POR DENTRO 

 CIDADE   
 Marcelo Moraes Paula Ângela Rama Denise Pinesso 

Talvez você more em uma cidade. Se não mora, provavelmente já visitou uma ou viu muitas delas em fotografias, filmes e na televisão. Apesar de serem diferentes uma das outras, as cidades têm características comuns. 
Nas paisagens das cidades predominam os elementos humanos ou culturais. Em geral, há construções próximas umas das outras, ruas, avenidas, pontes, viadutos, movimento intenso de pessoas e veículos, concentração de estabelecimentos comerciais e industriais, hospitais, escolas, bancos, escritórios, etc. Geralmente, a população está concentrada no espaço e empregada principalmente no setor de serviços, no comércio e na indústria. 
Atualmente mais da metade da população mundial está nas cidades, e as projeções indicam que cada vez mais pessoas viverão nesses espaços. As cidades atraem pessoas por causa das oportunidades de trabalho e serviços diversificados que oferecem, como hospitais, escolas, universidades, teatros, comércios variados, etc. no entanto, grande parte da população urbana mundial não tem o direito à cidade, que é o direito de ter acesso esses equipamentos e serviços, como água encanada, coleta de lixo, transporte de qualidade e outros. Além da questão do acesso desigual aos serviços e equipamentos, muitas cidades, principalmente nos países em desenvolvimento e nos menos desenvolvidos, apresentam graves problemas ambientais, como a poluição das águas e do ar, a contaminação dos solos, entre outros.

 PARA SABER MAIS Assista ao vídeo Animação “WWF — Desafio das Cidades”, disponível em: https://www.youtube. com/watch?v=5fTdSSPvB20, elaborado pela WWF. Nele você irá entender impactos no meio ambiente causado pelas grandes cidades e os desafios das cidades sustentáveis.  
 “WWF — Desafio das Cidades”


ATIVIDADES Agora é hora de testar seus conhecimentos, lembre-se de que as pesquisas e consultas são permitidas e bem-vindas para que você realize com sucesso as atividades. Mãos à obra!!! 1 — 

Observe a paisagem de duas cidades localizadas em Minas Gerais: Uberlândia, MG. Disponível em: www.g1.com.br. Acesso em: 08/05/2020. São Francisco de Paula, MG. Disponível em: www.g1.com.br. Acesso em: 08/05/2020.

 Que semelhanças e diferenças existem entre as paisagens das cidades retratadas? Responda em seu caderno. 



 — Observe o gráfico e responda as questões:

 a) O que os dados do gráfico informam sobre a população urbana brasileira?


 b) Em qual período a população brasileira passa a ser predominantemente urbana? 


c) Quais as vantagens e desvantagens de viver nas cidades? 


3 — Veja as charges abaixo: 

a) Quais problemas podem ser identificados nas charges?

 b) Esses problemas apresentados nas charges acontecem na sua cidade? Se não, que outros problemas você percebe?



Cite uma solução para minimizar os problemas ambientais destacados na charge. 
ESCREVA ALGUMAS LINHAS SOBRE  OS PROBLEMAS AMBIENTAIS EM CRUZÍLIA 

 

 

 

 





5 — O shopping center é um dos símbolos da sociedade do consumo. Lá tem variedade de produtos e remete a sensação que quanto mais você consumir, mais será feliz e aceito na sociedade que mora, mostrando o capitalismo com toda sua veracidade. Você já visitou um shopping center? Caso positivo, descreva como foi sua experiência. Caso negativo, aponte os motivos que fazem você querer visitar um. 

SEMANA  3 --  13 A 19 JULHO 2020

TEMA: DO RURAL AO URBANO — A TRANSFORMAÇÃO DA PAISAGEM
DURAÇÃO: 2h40 (3 horas/aula)
Caro(a) estudante! Nessa semana você vai identificar as alterações nas paisagens ao longo da história
através do processo de urbanização. 
Você vai saber mais sobre o surgimento das primeiras cidades e
os impactos positivos e negativos desse processo. Vamos lá?

A transformação da paisagem ao longo da história
Marcelo Moraes Paula Ângela Rama Denise Pinesso

Há cerca de 200 mil anos, o planeta Terra era constituído por paisagens naturais. O espaço geográfico
não existia, pois apenas a natureza trabalhava moldando as paisagens. Quando os primeiros humanos
começaram a ocupar a superfície terrestre e a se relacionar com a natureza, extraindo dela os recursos
necessários para a sobrevivência, começaram a transformar as paisagens e produzir o espaço geográfico.
Os primeiros grupos humanos eram caçadores-coletores. Viviam da caça e da coleta de frutos
e sementes, utilizavam instrumentos como arco, flechas, lanças, facas e machados, feitos com
madeira, pedra, chifres e ossos de animais, e ainda não tinham desenvolvido técnicas de plantio e
criação de animais. Quando o alimento disponível acabava ou se tornava insuficiente para alimentar
o grupo, este se mudava para outros lugares. Dessa forma, as transformações que realizavam nas
paisagens eram mínimas e provocavam pouco impacto na natureza.
Uma importante conquista para os seres humanos foi o domínio do fogo, permitindo, por exemplo,
o preparo de alimentos, a defesa contra ameaças, o aquecimento em dias frios, entre muitos outros
usos. Além disso, a domesticação dos animais e o desenvolvimento de técnicas que permitiram o
cultivo de grãos e sementes, há cerca de 12 mil anos, contribuíram para que os grupos humanos se
fixassem em determinados lugares (sedentarização), principalmente nas proximidades dos rios, onde
as terras eram mais férteis. 
Surgiram, então as primeiras aldeias, que, com o tempo, originaram as primeiras cidades. Também foram desenvolvidas novas técnicas e diferentes formas de trabalho, resultando em transformações nas paisagens.
Durante milhares de anos, cidades se desenvolveram ao redor do mundo. 
A partir do século XVIII,novas tecnologias como máquinas e locomotivas a vapor foram criadas na Europa. As primeiras fábricas foram instaladas nas cidades. As cidades mudaram de status na história da humanidade. Tornaram-se o símbolo das transformações impostas pelos seres humanos à natureza.

As paisagens de muitas cidades atuais, principalmente as maiores, têm como principais
características grandes e modernos edifícios (que são sedes de escritório de grandes empresas)
concentração de construções e grande circulação de pessoas e veículos. A maior parte dos empregos
não se concentra mais nas fábricas, mas sim no comércio e nos serviços.
Quanto à transformação das paisagens, houve grande expansão do chamado modo de vida urbano
e avanço das tecnologias de comunicação e transportes, aumentando a conexão entre os diversos
lugares do mundo.


PARA SABER MAIS
Assista ao vídeo “Crescente Fértil e o Surgimento das primeiras cidades — Desenho Animado“,
disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=m7Q8AVGR7v0 Acesso: 22 jun de 2020,
elaborado pelo Barão Pirapora. No vídeo animação, você vai conhecer quais foram as primeiras



ATIVIDADES
Agora é hora de testar seus conhecimentos, lembre-se de que as pesquisas e consultas são
permitidas e bem-vindas para que você realize com sucesso as atividades. Mãos à obra!!!!
1 — Indique em seu caderno momentos marcantes da história da humanidade que contribuíram para
a produção e transformação do espaço geográfico.

2 — Converse com pessoas mais velhas da sua família, ou da sua comunidade, sobre inovações
(técnicas, instrumentos, novas tecnologias) que, na opinião delas, mudaram hábitos de vida ou
atividades de trabalho. Procure conversar sobre o “antes” e o “depois” do uso das novas técnicas
ou tecnologias, buscando identificar mudanças que aconteceram nos diversos lugares, como na
moradia, na escola, na fábrica, nas lojas, etc. Registre a conversa no seu caderno.

3 — Observe a imagem:  Agora responda:
a) O que está sendo representado nesta imagem  e qual a sua importância para o ser humano
atualmente? Cite exemplos.

b) Um dos fatos mais interessantes do Paleolítico foi o ser humano ter dominado o fogo. Responda
quais são as principais funções do fogo para os homens desse período.

c) Indique três males causados pelo fogo produzido
pelo homem, hoje em dia, em nossa sociedade.



  

4 — Observe as fotografias e responda às perguntas em seu caderno: 

a) Explique por que a frase a seguir é falsa:
Os povos originários não tinham técnicas para extração e defumação do látex.
b) No trabalho de extração do látex, que técnicas são utilizadas pelo seringueiro?
c) Explique de que forma o trabalho, a técnica e tecnologia se relacionam com a transformação
das paisagens e do espaço geográfico. Cite exemplos que ilustrem sua resposta.


                                                             Disponível em https://condominiosc.com.br/radar/.

5 — Observe a obra abaixo e responda:
Tarsila do Amaral – “Morro da Favela”, 1924. Disponível em https://
enciclopedia.itaucultural.org.br/obra2324/morro-da-favela.
Acesso em: 10/05/2020.


Pense no seu município e responda:    NO MUNICÍPIO DE CRUZÍLIA 
 Imagem do Google Earth sobre Cruzília
a) Quais são as principais diferenças e semelhanças entre o meio urbano e o meio rural?


b) Onde estão localizadas as igrejas? ESCREVA OS NOMES DOS TEMPLOS CATÓLICOS E EVANGÉLICOS E LOCALIZAÇÃO DE BAIRROS ONDE SE SITUAM:
EXEMPLO : Igreja do Rosário , próximo da prefeitura e hospital no centro. 


c) Quais e como são os espaços de convívio com outras pessoas? Quais são os locais que as pessoas tem mais convívio, se juntam para rezar, divertir, , estudar.


d) Existe divisão de acordo com a posição social? Existem lugares que vão pessoas de classes mais ricas e pobres não ?



SEMANA 2  PET   VOLUME 2   JULHO 2020   SEMANA 06 A 12



SEMANA 2


 AULA DO CONEXÃO ESCOLA ASSISTA PELO APLICATIVO

UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Conexões e escalas. OBJETO DE CONHECIMENTO: O patrimônio e preservação da mineiridade. HABILIDADE(S): (EF67GE14MG) Descrever e localizar, no meio urbano e rural do estado de Minas Gerais, os aspectos relevantes do regionalismo mineiro manifestado em sua sociodiversidade. CONTEÚDOS RELACIONADOS: Patrimônio e preservação: Constituição Federal de 1988 artigo 126; Patrimônio Cultural do Brasil: conceito de ecoturismo; Meios de preservar o patrimônio histórico; Regionalismo; Marcas do regionalismo mineiro: artesanato; músicas regionais; manifestações artísticas, entre outros. INTERDISCIPLINARIDADE: História (EF06HI01) Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas). Língua Portuguesa (EF06LP05) Identificar os efeitos de sentido dos modos verbais, considerando o gênero textual e a intenção comunicativa. Arte (EF69AR24P6). Reconhecer e apreciar artistas e grupos de teatro brasileiros (locais e regionais) de diferentes épocas. (EF69AR34) Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas. Ensino Religioso (EF06ER06) Reconhecer a importância dos mitos, ritos, símbolos e textos na estruturação das diferentes crenças, tradições e movimentos religiosos. 

TEMA: REGIÃO E REGIONALISMO — AS CARACTERÍSTICAS DA NOSSA MINEIRIDADE 

Nessa semana você vai estudar os conceitos de ecoturismo, patrimônio histórico e conhecer as marcas do regionalismo mineiro em suas diferentes manifestações artísticas e religiosas. 

ECOTURISMO NO BRASIL 
O termo ecoturismo foi introduzido no Brasil no final dos anos de 1980, seguindo a tendência mundial de valorização do meio ambiente. A EMBRATUR — Instituto Brasileiro de Turismo iniciou em 1985 o “Projeto Turismo Ecológico”, criando dois anos depois a Comissão Técnica Nacional, constituída conjuntamente com o IBAMA — Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, primeira iniciativa direcionada a ordenar o segmento. Ainda na mesma década foram autorizados os primeiros cursos de guia especializados, mas foi com a Rio 92 que esse tipo de turismo ganhou visibilidade e impulsionou um mercado com tendência de franco crescimento. Em 1994, com a publicação das Diretrizes para uma Política Nacional de Ecoturismo pela EMBRATUR e pelo Ministério do Meio Ambiente, o “turismo ecológico” foi nomeado ecoturismo, segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações. A prática do ecoturismo pressupõe o uso sustentável dos atrativos turísticos. 

O conceito de sustentabilidade, embora de difícil delimitação, refere-se ao “desenvolvimento capaz de atender às necessidades da geração atual sem comprometer os recursos para a satisfação das gerações futuras”. Em uma abordagem mais ampla, visa a promover a harmonia dos seres humanos entre si e com a natureza. Utilizar o patrimônio natural e cultural de forma sustentável representa a promoção de um turismo “ecologicamente suportável em longo prazo, economicamente viável, assim como ética e socialmente equitativo para as comunidades locais. Exige integração ao meio ambiente natural, cultural e humano, respeitando a fragilidade que caracteriza muitas destinações turísticas”. Incentivo à conservação do patrimônio natural e cultural e busca de uma consciência ambientalista pela interpretação do ambiente. Esse tipo de turismo pressupõe atividades que promovam a reflexão e a integração homem e ambiente, em uma inter-relação vivencial com o ecossistema, com os costumes e a história local. Deve ser planejado e orientado visando o envolvimento do turista nas questões relacionadas à conservação dos recursos que se constituem patrimônio. 
Ecoturismo: orientações básicas. / Ministério do Turismo, Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico, Coordenação Geral de Segmentação. — Brasília:Ministério do Turismo, 2008. (Fragmento). Disponível em tp://www.turismo.mg.gov.br/component/content/article/42/391-ecoturismo?format=pdf. Acesso em: 07/05/2020. 47 Conjunto paisagístico das Cachoeiras do Tombo da Fumaça Disponível em: http://iepha.mg.gov.br/index.php. 

Acesso em: 07/05/2020 O tombamento estadual do Conjunto Paisagístico das Cachoeiras do Tombo da Fumaça foi aprovado pelo Conselho Curador em 11 de agosto de 1999, sendo determinada sua inscrição no Livro de Tombo nº I, do tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico e no Livro de Tombo nº III, do tombo Histórico, das Obras de Arte Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos. A formação geológica que permitiu o aparecimento das Cachoeiras do Tombo da Fumaça no rio Jequitinhonha demorou milhares de anos para se constituir como marco natural. Estavam situadas em região ocupada até o início do século XX, por uma série de etnias indígenas, do tronco linguístico Macro-Gê, denominadas genericamente de botocudos. O conjunto de corredeiras era um lugar simbólico de referência para a ocupação da região do Jequitinhonha devido ao entrave que significou à navegação e transporte de mercadorias. Nos primeiros anos do século XIX, o Ouvidor de Porto Seguro instalou um quartel nas imediações do Salto com o intuito de garantir a ocupação e navegação do rio Jequitinhonha bem como inibir o contrabando e ataques indígenas. Entorno do quartel do Salto surgiu a partir de 1808, o povoado denominado Salto Grande atual Salto da Divisa. O rio Jequitinhonha se divide em duas partes: rio de pedra e rio de areia. O trecho onde se situa as corredeiras configurava o ponto extremo do rio de pedras. O afunilamento causado pelos rochedos, obrigando grande volume d’água a seguir pelo estreito corredor, formava uma série de corredeiras e cachoeiras que assombravam os observadores pela violência e beleza. 

PARA SABER MAIS Assista ao vídeo Bens materiais e Imateriais — O QUE É PATRIMÔNIO CULTURAL E NATURAL?, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=10oTbIenVQ4. Acesso: 22 de jun de 2020. Nele você vai descobrir nossos principais patrimônios naturais e culturais, além de aprender a diferença entre um bem material e imaterial. 


 ATIVIDADES Agora é hora de testar seus conhecimentos, lembre-se de que as pesquisas e consultas são permitidas e bem-vindas para que você realize com sucesso as atividades. Mãos à obra!!!! 1 — De acordo com a leitura inicial, quais são as principais semelhanças e diferenças entre turismo e ecoturismo? Existe alguma atividade semelhante no lugar onde você mora? Descreva. 2 — Leia: Patrimônio Imaterial de Minas Gerais. De acordo com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) os bens culturais de natureza imaterial são àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em atividades, ofícios e seus modos de fazer; celebrações; expressões teatrais, plásticas, musicais ou lúdicas; e também lugares tradicionais, que fazem parte da história do estado como mercados, feiras e santuários, que abrigam práticas culturais coletivas. Em Minas Gerais temos 7 Patrimônios Imateriais, veja a seguir: 1. Modo artesanal de fazer queijo de minas, nas regiões do Serro e das Serras da Canastra e do Salitre; 2. O Toque dos Sinos em Minas Gerais — São João del-Rei, Congonhas, Ouro Preto, Mariana, Catas Altas, Diamantina, Sabará, Serro e Tiradentes; 3. Ofício de Sineiro — São João del-Rei, Congonhas, Ouro Preto, Mariana, Catas Altas, Diamantina, Sabará, Serro e Tiradentes; 4. Folias de Reis; 5. Modo Artesanal de Fazer o Queijo da Região do Serro; 6. Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte; 7. Comunidade dos Arturos. Você conhece ou participa de alguma dessas 7 atividades caracterizadas como Patrimônio Imaterial do nosso estado? Se sim, descreva a sua experiência. Caso sua resposta for não, pesquise sobre uma das atividades e registre no seu caderno. 49 3 — Observe a imagem e responda: Disponível em: http://gazetadotriangulo.com.br. Acesso em: 07/05/2020 De acordo com o texto e a imagem acima, quais são os pontos positivos e negativos na prática de Ecoturismo? Quais são suas sugestões para que o Ecoturismo seja sustentável e não impeça que as futuras gerações possam conhecer nossas cachoeiras, reservas e parques? Observe o mapa abaixo e responda as ATIVIDADES 4 e 5: Disponível em: https://www.serradacanastra.com.br. Acesso em: 07/05/2020 4 — Cite as principais cidades mineiras que compõem o Parque Nacional Serra da Canastra. 5 — Pesquise o motivo que torna o queijo canastra um dos Patrimônios Imateriais de Minas Gerais.


08/07/2020 CORREÇÃO DAS ATIVIDADES


 SEMANA 1 PET volume 2
vídeo sobre Laticínios CRUZÍLIA
a) Quais as particularidades dessas duas paisagens em Minas Gerais que nos permite dizer que são regiões distintas?
A imagem 1 cidade moderna com muitos edifícios.
A imagem 2 cidade com construções históricas antigas e pouco movimento.
b) Qual paisagem poderia ser atribuída a uma região com tradições mineiras preservadas? Justifique.
 A imagem 2. Porque existem construções antigas e preservadas.
c) Onde você mora se assemelha mais a primeira ou segunda paisagem? Qual semelhança pode ser destacada? ( pessoal)
 A imagem 2. Cidade pequena e tradicional com construções antigas.


Fazemos limites com Sudoeste de Minas, Oeste de Minas, Campos das Vertentes, zonada Mata e também temos o norte do estado São Paulo e Oeste do estado do  Rio de Janeiro como nossos vizinhos.
c) Cite algum trecho musical ou faça um pequeno poema de alguma característica marcante que destaca a sua mesorregião mineira.

Nossa Messoregião Sul de Minas se destaca ´circuito de cidades com águas minerais ( Caxambu, São Lourenço, Cambuquira, Contendas, Lambari,)cidades partes da Estrada Real ( Cruzília, Baependi, Caxambu, Pouso Alto, Passa Quatro)   circuito de alta montanha Serra Mantiqueira Itamonte, Pedralva, passa Quatro, Aiuruoca) , circuito de cidades de queijos ( Cruzília, Alagoa ) , cidades religiosas( Baependi, Campanha, Três Pontas), cidades grandes ( Varginha , Pouso Alegre, Três corações ), 
Samba enredo Sou Mangalarga Marchador da Escola de samba Beija Flor . Cruzília é Berço do Cavalo Mangalarga Marchador, que depois se espalhou por outras área do sul e sudoeste de Minas , depois outras parte do Brasil e mundo. 



 4 — Defina, com suas palavras, qual é a importância dos critérios para fazer uma regionalização.
A Regionalização está relaciona a divisão geográfica de pessoas de acordo com suas características. Os critérios envolvidos na separação são, basicamente, as semelhanças ou diferenças entre cada população. Essa reorganização regional é atribuída não só a um estado, ou país, mas também ao mundo.
AULA 3 - VAMOS REGIONALIZAR CRUZÍLIA
5 — Você conhece o lugar onde mora? Lembre-se, para regionalizar (dividir) temos que conhecer muito bem onde pretendemos fazer essa divisão.
  a)Como sua cidade costuma ser regionalizada?
Usamos os nomes dos bairros a partir do centro.
b) E como você a regionalizaria usando outros critérios?

OBSERVE NA PLANTA DE CRUZÍLIA , QUAIS OS BAIRROS ?
Industrial Cajuru,  Kennedy I e II, Fátima, Recanto das Rosas, Ipiranga, Jardim Imperial, Vila Maria , João do Justo I e II, Sete de Setembro, Centro, Brejinho, São Sebastião, Santa Nhá Chica, Vila Augusto, Vila Magalhães, Imaculada conceição ( Ventania), Olaria,Novo Horizonte.
E NAS  REGIÕES RURAIS QUAIS AS REGIÕES RURAIS DO MUNICÍPIO ? 
Ao sul de Cruzília Cajuru , Quilombo, Cachoeirinha
Ao leste de Cruzília  Chapada I e II,  Angaí, Itaqui, Narciso, Cabeça Branca , Comboio, Favacho.
Ao norte : Cachoeira, Traituba, Colibri, Bela Cruz, Goiabeiras.
Ao oeste : Espraiado, Cafundozinho, Angola, Paiolzinho, Campos, Vargem Alegre, Recreio , Bongue.


-------------------------------------
SEMANA 1 DE JULHO - PET 2 - GEOGRAFIA   3 AULAS 

O patrimônio e preservação da mineiridade. 
HABILIDADE(S): (EF67GE14MG) Descrever e localizar, no meio urbano e rural do estado de Minas Gerais, os aspectos relevantes do regionalismo mineiro manifestado em sua sociodiversidade.

 AULA  1 
LEIA O TEXTO , REGIÃO E REGIONALISMO E ANOTE NO SEU CADERNO  UM RESUMO E ASSISTA OS VÍDEOS.

TEMA: REGIÃO E REGIONALISMO —
... O que é Região? J. W. Vesentini Vânia Vlach
O Brasil costuma ser dividido em regiões: Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Essa regionalização foi feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1970. Por se tratar de uma instituição muito importante para o país, é comum que as pessoas tenham a impressão de que essa divisão em cinco regiões seja a única e indiscutível forma de dividir o território nacional. Na verdade, há diversas formas de regionalizar — isto é, dividir e classificar um espaço em regiões —, seja esse espaço uma cidade, seja um país, seja toda a superfície terrestre.
 A definição de uma região ou de regiões pode ser feita de várias formas; no entanto, ela precisa ser pensada de acordo com um ou mais critérios. A regionalização de um espaço sempre dependerá da sua ocupação, de suas características e dimensões. Só conseguiremos dividir o espaço em partes semelhantes se o 42 conhecermos bem. Não existe apenas uma forma de regionalizar ou dividir um espaço. Podemos usar outros critérios. Por exemplo: a divisão de uma cidade em áreas centrais e periféricas utilizou o critério de centro e periferia; a divisão em áreas recentes e antigas, o critério de tempo das edificações, e assim sucessivamente. Toda regionalização utiliza um critério. Critério, dessa forma, é aquilo que serve de base para comparação, é o modo pelo qual analisamos alguma coisa. Região é uma parte do espaço cujas áreas internas apresentam características comuns. Por se tratar da divisão ou regionalização de um espaço, não existe uma região isolada ou única, ela é sempre parte de um todo, de um espaço maior que contém outras regiões. Vamos fazer um exercício: Pense em várias maneiras de dividir o espaço da sua escola em partes ou regiões. Cada parte deve ter características comuns e diferentes das demais. Um exemplo seria usar o critério níveis de ensino: área de Ensino Fundamental — Anos Iniciais (1º ao 5º ano), área de Ensino Fundamental — Anos Finais (6º ao 9º ano) e área de Ensino Médio. Teríamos aí uma forma de regionalização do espaço em três “regiões”.

 PARA SABER MAIS Assista ao vídeo Geografia: Professor Didoné de Geografia explica sobre Região e Regionalização, disponível no endereço eletrônico https://www.youtube.com/ watch?v=gxkFWA6fVjU, com duração de 2’34”. Nele você aprenderá mais sobre os conceitos de região, regionalização e os critérios de análise
 VIDEO AULA EXPLICANDO A SEMANA

AULA 2      OBSERVE AS 2 FOTOS

  a) Quais as particularidades dessas duas paisagens em Minas Gerais que nos permite dizer que são regiões distintas?
b) Qual paisagem poderia ser atribuída a uma região com tradições mineiras preservadas? Justifique. c) Onde você mora se assemelha mais a primeira ou segunda paisagem? Qual semelhança pode ser destacada?


2 — Leia o texto, observe o mapa e responda: Mesorregiões e microrregiões (IBGE) O Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) divide Minas Gerais em 12 mesorregiões e 66 microrregiões. De acordo com o órgão, este sistema de divisão tem aplicações importantes na elaboração de políticas públicas e no subsídio ao sistema de decisões quanto à localização de atividades econômicas, sociais e tributárias. Contribuem também, para as atividades de planejamento, estudos e identificação das estruturas espaciais de regiões metropolitanas e outras formas de aglomerações urbanas e rurais. As 12 mesorregiões estabelecidas pelo IBGE para Minas Gerais são as seguintes: Noroeste de Minas, Norte de Minas, Jequitinhonha, Vale do Mucuri, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Central Mineira, Metropolitana de Belo Horizonte, Vale do Rio Doce, Oeste de Minas, Sul e Sudoeste de Minas, Campos das Vertentes e Zona da Mata. Texto e mapa disponíveis em https://www.mg.gov.br/conteudo/conheca-minas/geografia/localizacao-geografica. Acesso em: 07/05/2020 44 Disponível em: https://www.mg.gov.br. Acesso em: 07/05/2020





a) Seu município pertence a qual mesorregião mineira?
 b) Quais são as mesorregiões que fazem limite com a mesorregião do seu município?
c) Cite algum trecho musical ou faça um pequeno poema de alguma característica marcante que destaca a sua mesorregião mineira.

 3— Observe a tirinha: Tirinha. Disponível em: exercicios.mundoeducacao.uol.com.br. Acesso em:
07/05/2020


Nossa regionalidade mineira pode ser exemplificada pelo nosso modo de falar. Através da leitura e interpretação da tirinha acima, elabore uma tirinha com outro exemplo que demonstre a nossa mineiridade.
 4 — Defina, com suas palavras, qual é a importância dos critérios para fazer uma regionalização.


AULA 3 - VAMOS REGIONALIZAR CRUZÍLIA
5 — Você conhece o lugar onde mora? Lembre-se, para regionalizar (dividir) temos que conhecer muito bem onde pretendemos fazer essa divisão.
  a)Como sua cidade costuma ser regionalizada?
b) E como você a regionalizaria usando outros critérios?
OBSERVE NA PLANTA DE CRUZÍLIA , QUAIS OS BAIRROS ?
E NAS  REGIÕES RURAIS QUAIS AS REGIÕES RURAIS DO MUNICÍPIO ? 
   VAMOS OBSERVAR CRUZÍLIA PELO GOOGLE EARTH
   











VAMOS ASSISTIR VÍDEOS SOBRE CRUZÍLIA SE POSSÍVEL ASSISTA COM A FAMÍLIA





https://www.youtube.com/watch?v=sRzkHi7bKQM CRUZÍLIA CARRANCAS






www.youtube.com/watch?v=WG5VUmh_ii4



---------------------------------------------------------------------------------------










Nenhum comentário:

Postar um comentário