SEMANA 4 - PET VOLUME 2 - 20 A 26 JULHO 2020
OBJETO DE CONHECIMENTO:
Cadeias industriais e inovação no uso dos recursos naturais e matérias-primas
HABILIDADE (S):
(EF09GE13X) Reconhecer e analisar a importância da produção agropecuária na sociedade
urbano-industrial ante o problema da desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares e
à matéria-prima.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
As relações de trabalho ao longo do tempo; As relações de trabalho no sistema capitalista de
desenvolvimento; A mecanização da produção agropecuária e industrial; Leitura, interpretação e
elaboração de representações cartográficas (croquis, anamorfoses, etc.)
TEMA: PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA X SEGURANÇA ALIMENTAR
DURAÇÃO: 2h40 (3 horas/aula)
Caro(a) estudante! Nessa semana você vai entender como as inovações técnicas surgidas com a
Revolução Industrial tiveram profundo impacto no campo, possibilitando o aumento da produtividade,
mas sem resolver a questão da fome.
Produção agropecuária
O desenvolvimento industrial ocorrido no século XVIII em diante não ficou restrito apenas às cidades,
onde originalmente as indústrias se desenvolveram. Também provocou importantes alterações no
modo de produzir e de trabalhar no campo.
Com o desenvolvimento técnico e científico, foram ocorrendo inovações nas atividades
agropecuárias, como a mecanização da produção e o uso de substâncias como fertilizantes e
agrotóxicos. Ao mesmo tempo que essas inovações resultaram em aumento da produtividade, elas
reduziram a necessidade da mão de obra e, aliadas à concentração de terras nas mãos de poucas
pessoas, ajudam a explicar o intenso êxodo rural nos diversos países.
Atualmente, mais da metade da população mundial vive em cidades, e estimativas indicam que, até
metade do século XXI, esse percentual será de cerca de 70%.
A demanda por alimentos e matérias-primas é grande e crescente, atraindo o interesse de empresas e
governos dos países desenvolvidos por terra agricultáveis.
Nos últimos 20 anos, milhares de hectares de terras agricultáveis, principalmente dos países do
Sul, vêm sendo comprados ou alugados por grandes empresas, muitas delas transnacionais, que
reconhecem a agropecuária como uma atividade econômica lucrativa e estratégica. Essas terras
são usadas, geralmente, para o cultivo de alimentos e de produtos voltados para a exportação e as
indústrias.
Nesse processo, os maiores prejudicados são os agricultores familiares locais, que deixam
de ter acesso à terra, agravando o quadro de insegurança alimentar e, muitas vezes, sendo forçados a
migrar para áreas urbanas.
Um dos maiores problemas dessa modalidade de apropriação de terras é que ela nega às populações
locais o acesso à terra e aos recursos naturais fundamentais à sobrevivência.
No Brasil, esse processo tem sido bastante expressivo na região denominada Matopiba — que abrange
parte dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia —, que vem sendo considerada a nova
fronteira agrícola do país. Mais de 20 empresas transnacionais atuam na região cultivando produtos
como algodão, cana-de-açúcar, milho e soja.
PARA SABER MAIS:
Assista ao vídeo “Pobreza, fome e produção de alimentos — Helder Mutéia —
Entrevista — Canal
Futura”, com duração de 14 minutos, disponível em: https://www.youtube.com/results?search_quy=Pobreza%2C+fome+e+produ%C3%A7%C3%A3o+de+alimentos+-+Helder+Mut%C3%A9ia+-
+Entrevista+-+Canal+Futura. Canal Futura.
Agora é hora de testar seus conhecimentos, lembre-se de que as pesquisas e consultas são
permitidas e bem-vindas para que você realize com sucesso as atividades. Mãos à obra!
1 — Leia o conceito de segurança alimentar e responda:
“Segundo a definição do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, a Segurança
Alimentar diz respeito ao “direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de
qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades
essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras da saúde, que respeitem a
diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis””.
a) De acordo com o que foi estudado, qual a importância da agropecuária no mundo hoje?
b) Em sua opinião, a fome está relacionada à falta de alimentos ou à incapacidade de produzi-los
e distribuí-los? Explique.
2 — Observe o gráfico:
Fonte: FAO/ ONU. The State of Food
ONU. The Security and Nutrition in The World. 2018
ATIVIDADES Em sua opinião, é possível estabelecer relações entre a insegurança alimentar e o processo de
apropriação de terras agricultáveis por empresas e países estrangeiros? Explique.
Abaixo temos um exemplo de mapa temático que utiliza as variáveis cor e forma para representar
a dinâmica de apropriação de terras no mundo. Analise as informações e responda as
atividades 3, 4 e 5.
Disponível em http://www4.planalto.gov.br/consea/acesso-a-informacao/institucional/conceitos.
Acesso em 10/05/2020.
3 — Que grupo de países os tons de lilás e verde representam? Por que foram escolhidas duas
tonalidades de lilás e de verde?
4 — Com base na observação, é correto afirmar que o emprego dos tons de lilás e verde está
relacionado ao uso da variável visual valor? Justifique sua resposta.
5 — Como estão representados os países que investem em terras e, ao mesmo tempo, são alvo de
investimentos? Que países são esses?
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SEMANA 3 - PET VOLUME 2 12 A 19 JULHO 2020
OBJETO DE CONHECIMENTO:
Cadeias industriais e inovação no uso dos recursos naturais e matérias-primas.
HABILIDADE (S):
(EF09GE12) Relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária,
à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes
países, com destaque para o Brasil.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
As relações de trabalho ao longo do tempo; As relações de trabalho no sistema capitalista de
desenvolvimento; Industrialização e as novas relações de trabalho (desemprego, extinção de
postos de trabalho, surgimento de novas profissões); As alterações nas técnicas de produção
e as novas relações de trabalho no Brasil e no mundo (o modo de produção flexível e novo perfil
do trabalhador); A mecanização da produção agropecuária e industrial; Leitu
TEMA: MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO
DURAÇÃO: 2h40 (3 horas/aula)
Caro(a) estudante! Nessa semana você vai perceber como o uso de máquinas, robôs e outros
recursos tecnológicos nos diferentes setores da economia foram responsáveis por importantes
transformações no mundo do trabalho, com destaque para o desemprego.
Desemprego no campo e na cidade
A incorporação das novas tecnologias permitiu a progressiva ampliação da produção de mercadorias
e, ao mesmo tempo, a redução do número de trabalhadores envolvidos nas tarefas produtivas. Se, por
um lado, ocorreu a diminuição dos postos de trabalho e até mesmo a extinção de algumas profissões,
por outro, surgiram novas profissões e as relações de trabalho se
alteraram.
A incorporação de novas tecnologias nos diversos setores da economia constitui um dos principais
fatores responsáveis pelo aumento do desemprego estrutural, que corresponde ao fechamento
definitivo de vagas de emprego por causa de inovações tecnológicas nas atividades produtivas.
Um dos efeitos desse processo foi o aumento do êxodo rural (mudança do campo para a cidade).
Esse fenômeno está relacionado à urbanização acelerada e aos problemas infraestruturais e sociais
em muitas cidades, como as más condições de moradias, a violência e o próprio desemprego.
A
ocorrência dessa desestabilização tem sido constante nos países do Norte, porém tende a ser mais
intensa nos países do Sul, os quais estão em vias de modernização das atividades agrárias.
Tecnologias de informação, microeletrônica e robótica estão sendo cada vez mais incorporadas pelas
empresas. Indústrias substituem operários por robôs, bancos substituem funcionários por caixas
eletrônicos e pela disponibilização de serviços na internet, entre outras mudanças.
Nos países do Norte, o desemprego nas indústrias também ocorre por causa da transferência
de fábricas, ou de parte da produção gerada por elas, para outros países. No entanto, a inovação
tecnológica também cria novos postos de trabalho nas áreas de informática, telecomunicações,
robótica e automação, gerando novas oportunidades de emprego e exigindo profissionais mais
qualificados, como vimos anteriormente. No entanto, nos países do Sul, muitas pessoas não
conseguem atender às novas exigências do mercado, em razão da falta de qualificação, e acabam
sobrevivendo de subemprego.
PARA SABER MAIS:
Assista ao vídeo
“Emprego, desemprego e subemprego”
“Emprego, desemprego e subemprego” — com duração de 4’25, disponível em:
https://www.youtube.com/results?search_query=Emprego%2C+desemprego+e+subemprego.
Canal Evolucional. Agora é hora de testar seus conhecimentos, lembre-se de que as pesquisas e consultas são
permitidas e bem-vindas para que você realize com sucesso as atividades. Mãos à obra!
1 — Pesquise a definição de subemprego e anote alguns exemplos. Você conhece alguém que
trabalha nessas condições? Relate.
2 — Observe a charge:
Qual a relação da charge com o que foi estudado? Dê dois outros exemplos do campo e da cidade
onde o trabalho humano foi substituído por máquinas, robôs ou serviços pela internet.
ATIVIDADES 1
Observe as imagens para responder as atividades 3 e 4.
Imagem 1: Colheita de café no início do século XX
no Brasil.
Disponível em: https://www.ecodebate.com.br/2015/10/09/
o-impacto-da-cultura-do-cafe-no-meio-ambiente-dobrasil-do-seculo-xviii-ao-xxi-artigo-de-sandra-marcondes/.
Acesso em 07/05/2020.
Imagem 2: Colheita mecanizada de café no Brasil, 2019.
Disponível em: https://www.canalrural.com.br/noticias/
capacitacao-mao-obra-otimiza-colheita-mecanizadacafe-54884/ Acesso em 07/05/2020.
Imaqem 3: Linha de montagem da indústria
automobilística na década de 1950, na França.
Disponível em https://www.tgpoli.com.br/noticias/historiae-evolucao-da-industria-automotiva-brasileira/.
Acesso em 07/05/2020.
Imagem 4: Linha de montagem robotizada na China 2017.
Disponível https://www.uol.com.br/carros/noticias/
redacao/2011/04/26/china-toma-centro-das-atencoes-masbrasil-e-chave-no-futuro-automotivo.htm.
Acesso em 07/05/2020.
3 — Que diferenças você nota entre o trabalho retratado nas imagens mais antigas e nas mais recentes?
4 — Quais são as vantagens e desvantagens da substituição da mão de obra por máquinas e robôs?
Essa substituição é vantajosa para quem?
5 — Observe o gráfico:
Gráfico Venda de tratores de rodas e esteiras (ANFAVEA, 2009) e PIB Agropecuário
com o seu deflator (IPEA, 2010)
De acordo com o gráfico, quando foi o ápice de vendas de tratores no Brasil? Por que o uso do
trator no campo está diretamente ligado ao aumento do PIB agrícola?
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SEMANA 2 - DO PET VOLUME 2 - 06 A 10 JULHO 2020
OBJETO DE CONHECIMENTO: Transformações do espaço na sociedade urbano-industrial HABILIDADE (S): (EF09GE11) Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil. CONTEÚDOS RELACIONADOS: As relações de trabalho ao longo do tempo; As relações de trabalho no sistema capitalista de desenvolvimento; Industrialização e as novas relações de trabalho (desemprego, extinção de postos de trabalho, surgimento de novas profissões); As alterações nas técnicas de produção e as novas relações de trabalho no Brasil e no mundo (o modo de produção flexível e novo perfil do trabalhador). UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Mundo do trabalho INTERDISCIPLINARIDADE: História (EF09HI06) Identificar e discutir o papel do trabalhismo como força política, social e cultural no Brasil, em diferentes escalas (nacional, regional, cidade, comunidade). Arte: (EF69AR31P9) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. (EF69AR32P9) Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas, locais e regionais.
AULA 1
TEMA: INDÚSTRIA E O FUTURO DO TRABALHO
Como será o profissional da indústria 4.0?
[...] Uma pesquisa [...] estimou a escassez de mais de 200 milhões de trabalhadores qualificados no mundo, nos próximos 20 anos. Um dos motivos que contribuem para esse cenário é a necessidade de cada vez mais mão de obra qualificada. [...] Apesar de o Brasil ainda caminhar a passos lentos rumo à indústria 4.0, o tema já desperta muito interesse por aqui. “A manufatura avançada representa um renascimento da indústria. Os jovens em formação gostam de novidades, e as fábricas voltarão a ter um ambiente desafiador. O que vejo nos alunos é um interesse crescente em entender essa convergência entre informação, TI, eletrônica e hardware”, diz o professor Zancul. Quem quer conquistar espaço nas fábricas do futuro deverá desenvolver novas habilidades. Será preciso, por exemplo, aprender a trabalhar lado a lado com robôs colaborativos para aumentar a produtividade. Isso gera espaço para exercer funções mais complexas e criativas. O profissional não será responsável apenas por exercer uma parte específica da linha de montagem, mas por todo o processo produtivo. É preciso estar aberto a mudanças, ter flexibilidade para se adaptar às novas funções e se habituar a uma aprendizagem multidisciplinar contínua. [...] Ter uma visão multidisciplinar não significa que o conhecimento técnico perdeu importância no currículo. Uma formação acadêmica em engenharia da computação ou mecatrônica é importante, mas não é o suficiente. “As competências aprendidas em uma graduação valem por cada vez menos tempo. Técnica você aprende, mas atitude é algo intrínseco”, [...] Tem que gostar de tecnologia, de inovação e, principalmente, ter curiosidade para aprender e acompanhar uma indústria que sempre se reinventa”.[...]
ESTÚDIO ABC. Como será o profissional da indústria 4.0? Revista Exame. Disponível em https:// exame.abril.com.br/tecnologia/como-sera-o-profissional-da-industria-4-0/ Acesso em 12/05/2020.
PARA SABER MAIS:
Assista ao vídeo “O que é Indústria 4.0?”, com duração de 15 minutos, disponível no endereço
eletrônico: https://www.youtube.com/results?search_query=o+que+%C3%A9+industria, do canal
Brincando com Ideias. INDÚSTRIA 4.0 A EXPLICAÇÃO É ÓTIMA, EU ESTOU APRENDENDO JUNTO COM VOCÊS , NÃO FIQUEM SEM ASSITIR, É O FUTURO , PROFISSÕES QUE ESTÃO SENDO CRIADAS, EMPRESAS, PRODUTOS.
AULAS 2 E 3
1) Cite algumas mudanças esperadas nos
processos produtivos para a chamada “Quarta Revolução Industrial”.
Observe a tabela e a imagem abaixo para responder as atividades 2, 3 e 4.
2 — Se, por um lado, o desemprego tem
aumentado, por outro, há vagas sobrando em determinadas
áreas. Analise essa situação e indique uma
hipótese que a explique.
3 — Elenque pelo menos duas habilidades
necessárias ao profissional das indústrias do futuro.
Você considera ter alguma delas? Quais?
4 — Das cinco profissões presentes na
tabela, qual você achou mais interessante?
E como é a situação do Brasil no cenário da indústria
4.0?
5 — Você convive com algum trabalhador
desse cenário da indústria 4.0?
Se positivo, converse com ele e registre o dia a dia de trabalho.
Caso negativo veja as mudanças do trabalho no decorrer do tempo na sua
região: mecanização do campo, robotização da indústria, entre outros. Registre essas
alterações.
ASSISTI E ACHEI ÓTIMO TAMBÉM
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SEMANA 1 DO PET VOLUME 2
O MUNDO DO TRABALHO
OBJETO DE CONHECIMENTO: Transformações do espaço na sociedade urbano-industrial HABILIDADE (S): (EF09GE11) Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil.
CONTEÚDOS RELACIONADOS: As relações de trabalho ao longo do tempo; As relações de trabalho no sistema capitalista de desenvolvimento; Industrialização e as novas relações de trabalho (desemprego, extinção de postos de trabalho, surgimento de novas profissões); As alterações nas técnicas de produção e as novas relações de trabalho no Brasil e no mundo (o modo de produção flexível e novo perfil do trabalhador).
ASSISTAM A EXPLICAÇÃO DA SEMANA 01 , TEXTOS ATIVIDADES NOS 2 VÍDEOS
TEMA: INOVAÇÕES TÉCNICAS E TRANSFORMAÇÕES ESPACIAIS DURAÇÃO: 2h40 (3 horas/aula) Caro(a) estudante! Nessa semana você vai poder conhecer melhor o avanço do trabalho no decorrer dos tempos, desde a produção manual à indústria, com enfoque nas Revoluções Industriais. Vamos lá? FIQUE POR DENTRO DOS CONCEITOS… Da produção manual à indústria Antes do surgimento das fábricas, a transformação da matéria-prima ocorria de forma artesanal, prevalecendo o trabalho manual e individual, ou seja, o artesão realizava sozinho todas as etapas da produção. Além disso, eram utilizados instrumentos simples, como facas, tesouras, martelos e agulhas. Muitas vezes a produção dos bens ocorria na casa do artesão. Por volta do século XVI, alguns artesãos começaram a se organizar nas chamadas oficinas manufatureiras. Surge, então, a manufatura, caracterizada pelo trabalho em grupo (ainda predominantemente manual), pelo uso de máquinas simples e pela divisão de tarefas, ou seja, cada artesão se responsabilizava por uma parte da produção. Para ampliar a produção, em razão do aumento das vendas, as oficinas manufatureiras passaram a investir em novas tecnologias, como a máquina a vapor e o tear mecânico, que revolucionaram a produção. As máquinas substituíram diversas ferramentas antes utilizadas pelos trabalhadores nas manufaturas e no artesanato. O uso de novas tecnologias levou à necessidade de locais especiais para a produção, as fábricas, onde ficavam as máquinas e os operários, que passaram a ter um salário em troca do seu trabalho. Com a utilização de máquinas e de novas técnicas de produção, a indústria passou a produzir em larga escala — uma grande quantidade de bens — e em série — bens fabricados de acordo com um padrão que os garante iguais. As inovações na maneira de produzir aceleraram o processo de expansão capitalista, desencadeando profundas transformações no espaço geográfico e nas relações entre países e pessoas. O conjunto dessas inovações ficou conhecido como Revolução Industrial. As três fases da Revolução Industrial estão no quadro-síntese abaixo:
- SEMANA 1 - PET 2 - JULHO 2020
ATIVIDADES
Agora é hora de testar seus conhecimentos, lembre-se de que as pesquisas e consultas são permitidas e bem-vindas para que você realize com sucesso as atividades. Mãos à obra! 1 — Observe as imagens e em seguida responda as questões:
a) Quais diferenças você observa entre os processos de produção representados nas imagens?
b) Na imagem 2 todas as pessoas parecem realizar a mesma atividade? Justifique.
c) Entre os tipos de produção retratados, em sua opinião, qual produz mais e em melhor tempo? Por quê?
ATIVIDADES 52 2 — Sobre a Segunda Revolução Industrial. Faça o que se pede:
a) Cite dois elementos fundamentais desta etapa que acarretaram grandes inovações técnicas.
b) Qual o período de apogeu desta etapa?
3 — Leia o texto e responda a seguir: [...] A indústria trazia consigo a tirania do relógio e a medida do tempo não em estações, semanas ou dias, mas em minutos [...] Como as pessoas não aceitavam espontaneamente esses novos costumes, tinham de ser forçadas por leis, disciplina, multa e salários baixos que somente o trabalho incessante e sem interrupções permitia ganharem o suficiente para viver. HOBSBAWM, E. J. Da Revolução Industrial Inglesa ao imperialismo. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2000. p.76.
Que alterações a indústria trouxe para o ritmo do trabalho se comparado ao artesanato? Quais mecanismos passaram a ser usados para que as pessoas aceitassem o ritmo de trabalho das fábricas? Você acredita que esses mecanismos seriam aceitos nos dias atuais? Justifique
SÓ FAÇA A PESQUISA SE TIVER ALGUÉM NA SUA FAMÍLIA, ESTAMOS EM PERÍODO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL.
. 4 — Faça uma pesquisa sobre o artesanato nos dias de hoje. Entrevistem alguma pessoa próxima que tem o artesanato como fonte de renda. Tentem descobrir o seguinte:
a) Qual o produto produzido? 53
b) Quais materiais são utilizados?
c) Quais são as etapas da produção?
d) Considerando a questão técnica, quais são as dificuldades enfrentadas nesse tipo de trabalho?
e) Quais são as vantagens do produto artesanal em relação ao produto industrializado?
5 — Observe a charge: Disponível em https://geografiaemrede.wordpress.com/2015/04/21 /metodos-de-producao-industrial/. Acesso em 10/05/2020
. Faça um pequeno texto sobre essa charge. Redija a crítica que ela nos transmite e sobre qual momento transcorre
RESPOSTAS DAS ATIVIDADES SEMANA 1
9º ano semana 01 ( volume 2) 1 —
a) Quais diferenças você observa entre os processos de produção representados nas imagens? Resposta: Produção manual e individual com e imagem 2 produção com o uso de máquinas e muitas pessoas
b) Na imagem 2 todas as pessoas parecem realizar a mesma atividade? Justifique. Não. As pessoas estão realizando atividades diferentes
c) Entre os tipos de produção retratados, em sua opinião, qual produz mais e em melhor tempo? Por quê? Resposta: Na imagem 2. A utilização das máquinas e mais pessoas envolvidas no processo deixa as atividades mais rápidas e produz mais.
2 — Sobre a Segunda Revolução Industrial. Faça o que se pede:
a) Cite dois elementos fundamentais desta etapa que acarretaram grandes inovações técnicas. . Resposta: a expansão da eletricidade e a invenção dos motores a combustão.
b) Qual o período de apogeu desta etapa? apogeu ocorreu a partir de 1850
3 —Leia o texto e responda a seguir: [...] A indústria trazia consigo a tirania do relógio e a medida do tempo não em estações, semanas ou dias, mas em minutos [...] Como as pessoas não aceitavam espontaneamente esses novos costumes, tinham de ser forçadas por leis, disciplina, multa e salários baixos que somente o trabalho incessante e sem interrupções permitia ganharem o suficiente para viver.
. Que alterações a indústria trouxe para o ritmo do trabalho se comparado ao artesanato? Quais mecanismos passaram a ser usados para que as pessoas aceitassem o ritmo de trabalho das fábricas? Você acredita que esses mecanismos seriam aceitos nos dias atuais?Justifique.
Resposta:.. A indústria trouxe a tirania do relógio, tempo passou a ser sinônimo de dinheiro. Passaram a usar Leis disciplinas, multas e salário baixo para trabalhadores permitindo que trabalhassem mais e ganhassem pouco para poderem controla-los. As pessoas não aceitariam isso hoje em dia pois atualmente temos direitos garantidos e sindicatos para lutar contra essa tirania
4 — Faça uma pesquisa sobre o artesanato nos dias de hoje. Entrevistem alguma pessoa próxima que tem o artesanato como fonte de renda. Tentem descobrir o seguinte: (pessoal) Resposta por meio digital ( se não conseguir não tem necessidade de responder) a) Qual o produto produzido? b) Quais materiais são utilizados? c) Quais são as etapas da produção? d) Considerando a questão técnica, quais são as dificuldades enfrentadas nesse tipo de trabalho? e) Quais são as vantagens do produto artesanal em relação ao produto industrializado?
5 — Observe a charge: Disponível em https://geografiaemrede.wordpress.com/2015/04/21 /metodos-de-producao-industrial/. Acesso em 10/05/2020. Faça um pequeno texto sobre essa charge. Redija a crítica que ela nos transmite e sobre qual momento transcorre.
É uma crítica à revolução industrial, em que o operário trabalhava muito na mesma área e ele não sabia o que estava sendo feito. O processo produtivo faz com que o trabalhador fique alienado, porque ele só produzirá o que existir. Muitas pessoas fazem coisas tão repetitivas e localizadas que não tem noção do todo da empresa.
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